Notícias

Chef Cecília Victorio sugere receitas práticas para o Natal

Bolos e tortas com frutas da estação e amêndoas são opções charmosas para deixar o Fim de Ano irresistível

O Natal está chegando e nada melhor do que reunir as pessoas para a Ceia em torno de uma mesa cheia de delícias e doces que também podem se transformar em lindos presentes e até incrementar a renda de quem quer ganhar dinheiro extra nessa época.

Para quem quer ir para cozinha, a Cecília sugere receitas que levam as frutas secas e da estação como a Torta Fredda de Pêssego que combina o sabor doce da fruta fresca com o azedinho do iogurte numa sobremesa super charmosa.

Outras sugestões são a Torta Natalina que também leva passas e nozes, a Torta Marquesa decorada com flores de maçã e o Red Velvet Festivo, coberto com cream cheese e frutas vermelhas. Para manter a tradição, a chef também sugere um Bolo Natalino com Frutas Secas Caramelizadas recheado com sabor de festa. Confira!

Torta Fredda de Pêssego

Ingredientes:

Crosta:

1 pacote de 200g de bolacha maisena

1/3 de xícara de margarina sem sal

1 xícara de chá de margarina sem sal derretida no micro-ondas

Creme de iogurte de pêssego:

2 xícaras de chá ou 500g de iogurte sabor pêssego

1 xícara de chá ou 200g de iogurte grego

1 ¼ de xícara de chá ou 250g de creme de leite fresco

½ xícara de chá ou 100g de açúcar de confeiteiro

2 colheres de sopa ou 24g de gelatina em pó incolor

7 a 8 colheres de sopa ou 80 ml de água filtrada

Recheio e decoração:

3 pêssegos firmes e maduros – 1 ½ pêssegos cortados em cubos e 1/ ½ cortados em meia lua

2 colheres de sopa de geleia de damasco

Folhas de hortelã

Modo de preparo:

Massa: Coloque as bolachas num processador ou liquidificador para triturá-las até formar uma farofa fina. Coloque essa a farofa num bowl. Adicione a margarina derretida e mexa até obter uma farofa úmida. Disponibilize uma forma com fundo falso de 20cm e forre o fundo com papel manteiga. Coloque a farofa e, com o auxílio de uma colher, nivele-a apertando levemente para baixo. Leve ao forno a 150º C por 15 minutos. Retire do forno e deixe esfriar. Dica: Caso queira congelar, após frio, coloque o disco de bolacha sobre uma base de isopor redondo do mesmo tamanho e enrole com plástico filme por 2 vezes e leve ao freezer. Validade 3 meses. Creme: Hidrate a gelatina com a água e misture. Deixe descansar por 10 minutos. Coloque os iogurtes num bowl e misture com o fuê somente para agregá-los. Adicione o açúcar de confeiteiro e mexa com o fuê rapidamente para dissolvê-lo e incorporá-lo bem. Reserve. Bata o creme de leite na batedeira em velocidade média até obter ponto de chantilly mole e reserve. Leve a gelatina ao micro-ondas por 15 segundos. Retire e mexa para homogeneizá-la. Coloque a gelatina no bowl da mistura dos iogurtes e mexa rapidamente com o fuê para que ela não solidifique. Junte aos poucos o chantilly batido e mexa até obter uma mistura cremosa. Reserve. Montagem: A montagem será feita na forma onde foi assada a base de bolacha. Misture os pêssegos em cubos com a geleia de damasco e reserve. Coloque no fundo da forma uma base de isopor. Sobre o isopor, coloque a base de bolacha. Coloque o creme de iogurte. Distribua sobre o creme os cubos de pêssegos saborizados. Afunde-os levemente. Cubra com plástico filme e leve para geladeira por 6 horas. Após resfriado, retire delicadamente a torta da forma. Decore com as fatias de pêssego em meia lua e folhas de hortelã.