Notícias

COLUNA MG – Rede de Notícias do Sindijori MG

www.sindijorimg.com.br

Concessionária incorpora trecho do anel

A concessionária que administra a BR-135 assinou o 1º Termo Aditivo ao Contrato Setop 004/2018, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra), para assumir a construção e melhorias do trecho leste do Anel Viário de Montes Claros. A obra irá atender um dos maiores entroncamentos rodoviários do país, onde serão implantados 14,09 quilômetros de melhorias e novas vias entre as BR-135, BR-365 e BR-251. Essa obra potencializará a retirada do tráfego de veículos pesados de trechos urbanos, além de possibilitar uma melhoria logística para as indústrias da região.  O valor total das obras do Anel Viário é de R$ 230 milhões. (Gazeta Norte Mineira – Montes Claros)

Em Uberaba, ovo aumenta mais de 100%

Em Uberaba, a cartela com 30 ovos está custando, em média, R$ 22. Em relação a 2020, quando iniciou-se a pandemia, o aumento foi de mais de 100%, segundo o diretor executivo de uma produtora e distribuidora de ovos, Rodrigo Ferreira. A caixa de dúzia de ovo foi o produto que apresentou a maior variação de preço, com índice de 202,13% acima da inflação oficial, segundo a 3ª edição do “Estudo Sobre Variação de Preços dos Produtos na Pandemia”, realizado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). Pesquisa analisou o preço de 40 produtos, entre março de 2020 e maio de 2022; sendo que a variação média de preços foi de 57,50%, ou seja, 37,60% acima da inflação oficial do período. (Jornal da Manhã – Uberaba)

Começou tradicional Exposição

Começou no último final de semana e prossegue até domingo, 10, a 84ª Exposição Agropecuária e Industrial de Leopoldina. Após dois anos sem acontecer por causa da pandemia da Covid-19, o retorno é marcado com a comercialização de todos os stands no Parque de Exposições José Ribeiro dos Reis, fato considerado bastante positivo pelos organizadores do evento. Muitos proprietários de bares e restaurantes, por exemplo, participam pela primeira vez da Exposição, que este ano terá portões abertos, ou seja, entrada grátis todos os dias. (Além Parahyba – Além Paraíba)

Instituto beneficiou 20 mil pessoas

Fazer a diferença na vida das pessoas, le­vando cultura, saúde, educação e assistência a quem mais precisa. Essa tem sido a missão do Instituto La­por­te: uma associação sem fins econômicos, criada em 2013 pelo médico Benito La­porte, e que segundo os seus idealizadores, já beneficiou aproximadamente 20 mil pessoas em Lafaiete. O trabalho é realizado de forma proativa, preferencialmente, nos bairros mais carentes. Desde a sua criação, foram realizadas mais de 100 ações sociais, beneficiando moradores do Santa Maria, Real de Queluz, São José, Cachoeira, Manoel de Paula, Moinhos, entre outros. (Correio Online – Conselheiro Lafaiete)

Obras do Rio-Minas são iniciadas

As obras do trem turístico Rio-Minas, que ligará a cidade de Três Rios, no sul fluminense, ao município de Cataguases, na Zona da Mata mineira, foram inauguradas. O trajeto completo será de 168 quilômetros, e os trabalhos, iniciados na última semana, serão realizados em módulos. O primeiro trecho será responsável por conectar Três Rios a Chiador (MG), percorrendo 37 km. A expectativa é de que a reforma do trecho termine em dezembro deste ano, para que os passageiros possam embarcar no trem a partir de fevereiro de 2023. O trem conta com seis locomotivas e 15 carros de passageiros, tendo a capacidade de levar 873 turistas.  (Tribuna de Minas – Juiz de Fora)

Cidade ganha Hospital dos Olhos

Ouro Preto celebrará seu aniversário de 311 anos, e as comemorações já iniciaram. Foi inaugurado o Hospital dos Olhos, tornando a cidade referência em tratamentos oftalmológicos na Região dos Inconfidentes. Com equipamentos de ponta, muitos encontrados apenas na Capital Mineira (BH), o centro oftalmológico vai atender demandas de complexidades variadas, como cirurgia de catarata, glaucoma e outras doenças oculares. Tudo de forma gratuita, através do Sistema Único de Saúde. (SUS).  (O Liberal – Ouro Preto)

Poços é a oitava melhor cidade do país

Em pesquisa divulgada pela revista Istoé, Poços de Caldas foi considerada a oitava melhor cidade de médio porte. O levantamento foi publicado em edição especial que traz o ranking das melhores cidades do Brasil. Já na classificação geral, Poços ficou na 31ª colocação em nível nacional. A pesquisa foi realizada em parceria da revista Istoé e da editora Três com a Austin Rating. Entre as cidades de médio porte, Poços de Caldas na oitava colocação, ficou atrás de Jaraguá do Sul (SC), São Caetano do Sul (SP), Valinhos (SP), Brusque (SC), Toledo (PR), Bento Gonçalves (RS), Balneário Camburiu (SC). (Jornal da Mantiqueira – Poços de Caldas)