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Com mais tempo em casa, airfryer torna-se a queridinha na cozinha dos brasileiros

Com pandemia do Covid-19 e proposta de estudo e trabalho remoto, crescem vendas de fritadeira sem óleo no Brasil

(Crédito: divulgação Istock) 

Com as pessoas em casa, devido às restrições sanitárias motivadas pela pandemia do Covid-19, novos hábitos surgiram, principalmente aqueles que auxiliam nas atividades domésticas, tanto é que a consultoria para o varejo Gfk apontou um crescimento de 22% em 2019 nas compras de airfryer – fritadeira sem óleo. Vale destacar que esse utensílio já está presente nas residências brasileiras há cerca de cinco anos, porém ainda é considerado uma novidade. Ele facilita o manuseio e implementa hábitos de alimentação saudável, já que precisa de pouco óleo para processar os alimentos.

A princípio, a fritadeira ficou conhecida por auxiliar na preparação de batata e nuggets sem óleo, porém, com o surgimento dos grupos nas redes sociais sobre a máquina, foi possível notar a infinidade de alimentos que podem ser feitos nela. O interessante é observar que as pessoas nesses grupos trocam fotos, receitas e sugerem novas aplicações para a fritadeira sem óleo, como receitas de carnes, legumes, bolos e pudins, como o grupo no Facebook “Airfryer, eu te amo”, com mais de 300 mil participantes, que trocam, além das receitas tradicionais para o equipamento, novas possibilidades com a execução de pães, doces e o que a imaginação permite, como cozinhar ovo, assar tomate seco, entre outros. Assim como o grupo “Mundo Airfryer”, com mais de 600 mil membros, que compartilham os modelos do equipamento, assim como dicas de receitas, tempo de preparo e outras informações práticas.

As fabricantes de eletrodomésticos obtiveram um aumento significativo em vendas desde o início da pandemia, como comenta Giovanni Martins Cardoso, presidente da Mondial para Exame: “Para dar conta da demanda, investimos na produção na Bahia, já que parte da produção hoje acontece na China”. E Giovanni complementa: “O Brasil comercializou quatro milhões de airfryers em 2020; isto é pouco perto da quantidade de brasileiros que podemos alcançar. O ritmo de vendas pode não ser o mesmo do ano passado, mas a expansão é certa”. Da mesma maneira, a marca Britânia mantém-se otimista quanto ao crescimento das vendas, com uma nova linha do produto, investindo na tecnologia antiaderente e em maior potência, para garantir menos tempo no cozimento e alimentos mais crocantes e suculentos.

Cada vez mais equipamentos práticos e fáceis de manusear chegam nas residências dos brasileiros – não apenas as fritadeiras, mas equipamentos como aspirador robô, panificadora, mixer, batedeira, assistentes virtuais e purificador de ar com preço acessível e compatível com a realidade da população brasileira, que atualmente passa maior tempo em casa e busca por equipamentos que lhe tragam conforto, praticidade, versatilidade e tempo para usufruir da convivência familiar, dedicando-se a trabalho e estudo e economizando tempo com limpeza, resultando em uma vida saudável.