Notícias

Como cuidar da saúde durante as viagens?

Turista deve adotar precauções para garantir o seu bem-estar.

A pandemia da COVID-19 fez com que os turistas redobrassem os cuidados ao viajar. Isso incluiu adotar uma série de hábitos que garantem a sua segurança ao circular no local em que está hospedado e nos pontos turísticos do seu destino.

Antes de você comprar sua passagem de ônibus pela Viação Expresso Guanabara, é recomendável que esteja ciente dos cuidados que precisa tomar para fazer uma viagem segura. No texto abaixo, conheça algumas das principais recomendações.

Cuidados fundamentais

A primeira postura a ser adotada é se informar sobre a situação atual do seu destino. Consulte órgãos públicos como prefeituras e secretarias de saúde, além de sites de notícias confiáveis, para entender quais medidas estão sendo adotadas pelo poder público de modo a garantir a saúde da população.

A mesma precaução deve ser tomada quanto ao lugar em que você ficará hospedado. Entre em contato com o hotel, pousada ou resort escolhido e conheça as medidas sanitárias que foram implementadas, e se elas estão de acordo com os protocolos estipulados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Uso da máscara

Ao viajar, principalmente para quem viaja de ônibus, é indispensável o uso de máscaras. O uso delas neste momento é fundamental por ser um local fechado, com circulação de ar limitada. O viajante deve-se lembrar de trocar as suas máscaras a cada 2 horas durante o trajeto, guardando a usada em um local separado das demais.

A utilização delas também deve ser mantida nos ambientes públicos de onde você se hospeda e demais passeios exteriores que você for realizar. Além do seu uso, outra preocupação que o turista deve ter é de evitar tocar superfícies sem necessidade e sempre higienizar as mãos com álcool gel.

Distância de aglomerações

Durante o passeio, é importante que o viajante evite ao máximo qualquer tipo de aglomeração, visto que isso facilita a transmissão do vírus. Caso visite pontos turísticos, procure fazer isso em dias e horários que sejam mais vazios. Também se certifique que a atração exija os cuidados necessários, como uso da máscara e distanciamento social.

Outra recomendação válida é optar por utilizar os canais online disponíveis para fazer o que precisa, como o check-in do seu hotel. Isso evita contato físico desnecessário e não te expõe.

Mantenha seu cartão de vacinas atualizado

Uma das principais medidas preventivas contra doenças é a vacinação. E existem locais em que a transmissão de enfermidades acontece com mais facilidade, como é o caso da febre-amarela nas regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil, por exemplo.

Portanto, se você pretende conhecer o Pantanal ou a região Amazônica brasileira, é fundamental que você assegure que seu cartão de vacinas esteja em dia. No caso da febre-amarela, uma única dose da vacina confere proteção para o organismo por toda a vida. Como ela demora cerca de 10 dias para fazer efeito, procure se vacinar com antecedência.

Consulte um médico

É recomendado que antes de viajar, você procure o seu médico para verificar que está tudo em ordem. Marque uma consulta com antecedência mínima de 30 dias da data da sua viagem para que ele peça os exames necessários e faça uma avaliação geral da sua saúde, certificando-se que você está apto para o passeio.

A ida ao médico também é recomendada para quem toma medicação controlada e precisa levá-la para a viagem. Assim, o médico pode passar uma receita com a quantidade apropriada para que você não interrompa o tratamento.

O check-up também vale para os seus dentes. Marque uma consulta com o seu dentista para ele se certificar que a sua saúde bucal está em dia, não havendo a presença de cáries ou fazendo uma limpeza de rotina. Afinal, ninguém quer interromper a viagem por uma dor de dente, não é mesmo?