Notícias

Como escolher as roupas certas para fazer trilha

Hiker woman with trekking sticks climbs steep on mountain trail, focus on boot

Usar as peças apropriadas garante maior conforto e proteção durante o percurso 

Há muito o que se considerar durante o planejamento de uma trilha, e a escolha das roupas ideais está entre as mais importantes. Utilizar as roupas certas para as aventuras na natureza ultrapassa os limites da estética, pois são elas que garantem o bem-estar e a proteção na caminhada. 

Será que visto uma camisa de manga curta ou manga longa? O que é melhor: bermuda, legging ou calça? Que tipo de tecido é o mais indicado? E o calçado? Todas essas perguntas serão respondidas aqui, mas uma coisa é certa: é preciso analisar cada situação. 

Existem diferentes tipos de trilhas para se fazer durante as quatro estações do ano. Portanto, o primeiro passo é decidir quando e onde. Feito isso, avalie a região, a duração e o tipo de vegetação presente no local. Assim, é possível ponderar os contratempos e do que será preciso se proteger. 

Sabendo desses detalhes, definir as roupas mais apropriadas para o percurso se torna uma tarefa fácil. A opção pelo uso das camisetas de mangas curtas ou longas, por exemplo, precisa considerar a temperatura e a vegetação. Isso porque até mesmo no verão as mangas compridas podem servir como proteção contra o sol, arranhões ou contato com plantas que podem ser alérgicas.  

O mesmo vale para a escolha entre short, bermuda, leggings ou calças. Mas aqui vai uma dica: jamais use roupas de algodão. O algodão acumula o suor e aumenta a sensação de calor no corpo, o que acaba incomodando e, muitas vezes, prejudicando. O ideal é apostar em roupas específicas para esportes, pois elas possuem tecnologias como a proteção UV, são leves e deixam o corpo respirar.

Caso a trilha tenha sido decidida de última hora e você não tenha as roupas certas, escolher as peças feitas com tecidos sintéticos, como o poliéster, já é suficiente para manter o conforto. 

O conforto é essencial não apenas para as roupas, mas também para os pés. Diversas opções de tênis feminino, masculino e unissex foram desenvolvidas especialmente para esta função. Optar por eles é fundamental para reduzir os impactos que uma atividade como a trilha pode causar nos pés, joelhos, quadris e vértebras. 

Para além das roupas, lembre-se sempre de utilizar protetor solar, até mesmo quando o tempo estiver nublado. A exposição solar é muito alta durante as trilhas; por isso, se proteger de possíveis queimaduras também é essencial.