Notícias

Como funciona um seguro auto para viagem?

Quer fazer uma viagem de carro e conhecer os melhores destinos nacionais e até, quem sabe, visitar outros países? Então garanta férias sem dor de cabeça contando com as vantagens de ter o seguro auto para viagem. Saiba como funciona!

Um seguro auto viagem é uma apólice temporária que protege o veículo, o motorista e os passageiros durante o deslocamento e a estadia em um destino. Em poucas palavras, é um seguro temporário para o veículo próprio ou para um carro alugado que não possua proteção incluída.

Assim como as apólices tradicionais, o seguro auto viagem cobre sinistros de acordo com o plano escolhido. A tramitação, porém, é rápida por apresentar menos burocracia.

Com essa proteção você pode ficar tranquilo se algum sinistro acontecer na estrada ou destino, como roubo e furto do veículo. Além disso, muitos planos oferecem cobertura para o caso de pneu furado, pane elétrica e inclui também motorista e carro reserva. Veja mais!

Quais são as coberturas do seguro auto para viagem?

A cobertura básica é composta por sinistros contra acidentes, roubos, furtos e incêndios e pode ser complementada com adicionais. Com atendimento 24h, ter um seguro significa que o maior imprevisto que atrapalha viagens de carro pode ser resolvido de maneira fácil e sem estresse – se você estiver no meio da estrada e houver uma pane, você poderá receber um carro reserva.

Além disso, o condutor pode incluir cobertura de danos a terceiros, equipamentos e acessórios específicos, entre outros. Nesse sentido, é interessante checar o contato e o endereço da filial da seguradora mais próxima à sua rota. 

Outra vantagem é que, além de viagem ou trecho, a contratação pode ser feita por determinação de tempo. Além de ter a opção de adquirir o seguro com vigência igual à duração de uma única viagem, é possível obter uma apólice com validade estendida.

Isso significa proteção em um número ilimitado de passeios e a possibilidade de viajar com tranquilidade a qualquer dia durante a vigência do contrato, independente do destino que escolher no território brasileiro, seja uma semana, um mês ou seis meses. 

Existem até opções de seguros intermitentes, adquiridos por minuto. Através de inteligência artificial e monitoramento, o seguro pode ser ativado ou desativado de acordo com critérios estabelecidos com a seguradora, utilizando o serviço de acordo com as possibilidades e demandas que possui. 

Por que contratar o seguro auto para viagem?

Além de aproveitar as coberturas citadas acima, com o seguro você não precisa se preocupar com a burocracia em caso de sinistro. Basta registrar o Boletim de Ocorrência e entrar em contato com a sua seguradora.

A empresa contratada irá cuidar de tudo, indicando a você sempre os próximos passos até a resolução total do problema. Mas, atenção! Escolha uma das melhores seguradoras de seguro auto para evitar dor de cabeça.

Afinal, nessas horas o que você mais vai precisar é de tranquilidade e de profissionais capacitados em resolver o seu problema. E, ao contar com uma seguradora renomada, você estará contando com profissionais preparados que dará todo o suporte, sem estragar as suas férias.

Para contratar o seguro, basta entrar em contato com seu corretor ou pesquisar opções em comparadores on-line. Buscar por uma opção mais especializada, pode significar melhores preços.

O mercado de seguros está se modernizando cada vez mais para oferecer proteção e tranquilidade mais acessíveis. Então, independente da opção de seguro escolhida, o importante é proteger-se e, com tudo pronto, é só escolher o destino e partir para a estrada.

O que preciso saber para viajar de carro para outro país?

Se a sua intenção é curtir férias em outro país de carro, na América do Sul, você vai precisar do seguro Carta Verde. Ele é obrigatório para cruzar as fronteiras entre os países do Mercosul.

Então, para viajar de carro para o Chile, Uruguai, Argentina e Paraguai, o seguro Carta Verde é obrigatório. É importante saber que essa proteção funciona como o seguro DPVAT aqui no Brasil, com coberturas para terceiros, caso você seja o responsável pelo acidente.

Assim como os seguros auto oferecidos com cobertura em território nacional, o ‘Carta Verde’ também pode ser negado. Ou seja, em caso de o motorista se envolver em acidente estando embriagado, participar de competições, permitir que um motorista sem habilitação assuma o controle do carro, entre outros.

Portanto, converse com o seu corretor de seguros antes de pegar a estrada, atentando-se para todas as regras e coberturas oferecidas.

Dicas para viajar de carro dentro ou fora do Brasil

Além de contar com a proteção do seguro auto para viagem, é importante considerar algumas dicas antes de pegar a estrada. Anote:

  • Faça uma revisão completo no veículo;
  • Converse com amigos e conhecidos que já realizaram a mesma viagem para obter dicas e informações úteis sobre o percurso;
  • Estude com atenção o trajeto, considerando postos para abastecimento e restaurantes;
  • Separe o valor do pedágio considerando a moeda local, caso a viagem seja internacional. Afinal, outros países também possuem a cobrança de pedágio;
  • Atente-se às leis de trânsito, inclusive para viagem nacional.

Então, preparado para aproveitar as férias? Aproveite o trajeto de carro e faça paradas em pontos turísticos. Basta sair mais cedo e curtir os atrativos pelo caminho!

Por: Andreia Silveira, do site Smartia.com.br.