Notícias

Conexão com a história, produção local e natureza

Região Vale do Café abre porteiras e portões para a alegria dos que não vão pular carnaval, mas querem aproveitar o feriado.

Há um ano atrás ninguém imaginaria que o melhor a se fazer nesse carnaval seria cancelar a festa e comemorações. Porém, a data ainda é um marco na vida das pessoas, parece que o ano só começa de verdade após o carnaval. E para aliviar esse começo de ano, oportunidades para descansar em um ambiente tranquilo vem a calhar.

Na região Vale do Café as opções para quem quer passeios ao ar livre e mais exclusividade nos passeios e hospedagem são muitas: com pernoites que prometem experiências de isolamento na natureza, passeios ao ar livre e acomodações que seguem todos os protocolos de higiene e limite de ocupação.

O município de Miguel Pereira, RJ, é o queridinho dos que adoram um passeio saudável com rotas de bicicleta e passeios pelo Lago de Javary, ponto especial para observar a flora local

Após o treino, a pedida é o Le Vélo Montagne, espaço pertinho do lago que é inspirado no universo do ciclismo. Lá tem vestiários e chuveiros para quem quer aquela refrescada após a pedalada. E o cardápio é variado: filés, saladas e sobremesas.

Sair à noite? Também é perfeito por lá. Com mesas do lado de fora para aproveitar as noites estreladas de verão, a casa conta com variada carta de drinks, cardápio à lá carte e pizzaria artesanal. Vai pedir um drink? Não esqueça de provar a Cachaça Werneck, nossa cachaça queridinha da região. Vinda diretamente de Rio das Flores, a Werneck é uma das mais premiadas bebidas destiladas do Vale do Café, perfeita para ser consumida em drinks ou “on the rocks”.

Fazenda Alliança Agrocológica

Mas, além da cachaça, o Vale é famoso pela produção de café, que vem despontando com ênfase na produção de café especial. E um local para experimentar as duas famosas bebidas é a Fazenda das Palmas, em Engenheiro Paulo de Frontin.

A Fazenda das Palmas, fazenda histórica que abriu há poucos anos para turistas, oferece visitação pela produção orgânica de café e pela cachaçaria artesanal. A casa sede restaurada também está no tour, com coleção de itens antigos e belos afrescos da artista francesa Dominique Jardy, reproduzindo a fauna e flora regional.

E para quem quer acompanhar todo o processo de produção do grão de pertinho, a Fazenda Alliança Agroecológica é a pedida. A visitação acontece pelo antigo circuito histórico do café, uma raridade na região. O passeio inclui o cafezal, a antiga tulha e termina com delicioso lanche com delícias produzidas na fazenda: queijo de búfala, doce de leite, frutas e, claro, café. Quem quiser ver a linda paisagem da Serra da Concórdia, aos sábados a fazenda conduz passeio até o mirante: de tirar o fôlego.

Fazenda São Luiz da Boa Sorte

Outro local para fazer uma imersão na história da região e do café é a Fazenda São Luiz da Boa Sorte, em Vassouras. Com atendimento exclusivo para hóspedes neste período, a fazenda conta com atendimento de alto padrão e oferece uma experiência de retorno no tempo: ambientes que revivem os casarões do século XIX e quartos decorados com móveis de coleção.

Na visitação guiada, hóspedes conhecerão o Tributo aos Escravizados, uma homenagem aos trabalhadores responsáveis por toda a riqueza daquele tempo, e o Museu do Café, que conta toda a trajetória do grão até chegar ao Brasil. Entre as opções de lazer estão a prainha de água doce, piscina aquecida, trilhas e aquela comidinha no fogão à lenha.

Mas se você quer aproveitar o fim de semana entre as flores e lindas obras inspiradas na natureza, o Uaná Etê Jardim Ecológico é o lugar. O espaço conta com mais de 22 espaços para tirar fotos e se integrar com a natureza. Entre os favoritos estão o Labirinto da Música, o Jardim das Lavandas, a Árvore das Infinitas Possibilidades e as Teias. Sentiu calor? Experimente o Oásis do Lagarto, com túnel refrescante. Ou quer ter uma vivência na quietude da noite sendo guiado pelos vagalumes? O Circuito dos Aromas é uma das novidades desse carnaval.

Para visitar os locais e ainda ter a garantia de bom atendimento e protocolos de saúde seguidos à risca, Vassouras é um excelente ponto, bem central na região. O Hotel Santa Amália, um dos mais tradicionais hotéis em Vassouras, está com programação com pensão completa, piscina aquecida e música ao vivo à noite. Outra opção pertinho do centro histórico é a Pousada Vila Hibisco: aconchegante, charmosa e ao lado do cartão postal da cidade: a praça Barão de Campo Belo.

CACHAÇA WERNECK

(Rio das Flores, RJ)
Contato: (24) 99298-9900 | eli@cachacawerneck.com.br

FAZENDA ALLIANÇA AGROECOLÓGICA

(Barra do Piraí, RJ)

Reservas: (24) 98807-6146 | reservas@fazendaallianca.com.br

Pacote de hospedagem tipo “payout” em que a casa sede fica exclusivamente à disposição do grupo. Mínimo de 3 diárias. Valores sob consulta.

Visitação à área externa da fazenda, apenas com reserva antecipada.

Segunda à sexta: Às 15h – Visitação histórica e visita e circuito de produção do café especial.
R﹩90 por pessoa, mínimo de 2 pessoas. Lanche com itens produzidos na fazenda.

Sábado:
Às 09h – Visitação histórica e visita e circuito de produção do café especial. R﹩90 por pessoa, mínimo de 2 pessoas. Lanche com itens produzidos na fazenda.
Às 15h – Visitação histórica e caminhada até o mirante. R﹩120 por pessoa, mínimo de 2 pessoas. Lanche com itens produzidos na fazenda.

FAZENDA DAS PALMAS

(Engenheiro Paulo de Frontin, RJ)

Reservas: (21) 97634-0561 | fazendadaspalmas.eventos@gmail.com

Pacote de hospedagem com pensão completa.

Mínimo de 2 diárias. Diária casal: R﹩1760.

Visitação guiada pela casa sede e cachaçaria artesanal.

Todos os dias, sempre com reserva antecipada de 2 dias, mínimo de 4 pessoas. Horário a combinar.
Visitação com café: R﹩80 por pessoa. Visitação com almoço: R$160 por pessoa.

FAZENDA SÃO LUIZ DA BOA SORTE

(Vassouras, RJ)

Reservas: (21) 99250-9798 | (21) 96823-9954

Pacote casal de 5 diárias (12 a 17/02) com pensão completa. A partir de R$7.900 para casal.

Programação inclui prainha de água doce, piscina, atividades com recreadores, visita a fazendinha e trilha ecológica, visitação guiada a casa sede e ao Museu do Café.

HOTEL SANTA AMÁLIA:

(Vassouras, RJ)

Reservas: (24) 2471-1200 | (24) 98839-8728

Pacote casal com 5 diárias (12 a 17/02) – R﹩4.860 (Há possibilidade de quebra de pacote)

Programação inclui bailes de carnaval e oficinas, música ao vivo, recreação com programação especial e hidroginástica.

Aos sábados acontece a Santa Feira, aberta ao público, das 17h às 20h30.

LE VÉLO MONTAGNE

(Miguel Pereira, RJ)

Reservas: (24) 2484-4811 | (24) 99928-6108

Horário especial de Carnaval:

Dias 15 e 16/02 (2ª a 3ª): 18h às 23h (pizzaria e restaurante)

Dia 17/02 – fechado

5ª a sábado: 12h às 22h (pizzaria e restaurante)

Domingo: 12h às 17h (restaurante); 12h às 22h (pizzaria).

UANÁ ETÊ JARDIM ECOLÓGICO

(Engenheiro Paulo de Frontin, RJ)

Reservas: (24) 2468-1550 | (24) 98878-1550

Visitação ao jardim ecológico durante o dia, com opção de participar da Hora Rosa, momento do por do sol e participar de passeio de aromas ao anoitecer.

Programação entre 12 e 17/02

Ingressos (meia entrada): Curupira: R﹩35 (das 10h às 16h) ; Hora Rosa: R﹩71 (10h às 18h30); Aromas: R﹩98 (10h às 19h30). Gratuidade para pets no dia 17/02.

Bistrô em funcionamento de 13 a 16/02, com reserva antecipada pelo Whatsapp: (24) 98878-1551. Quituteria aberta dias 11 a 17/02, de 10h às 16h.

VILA HIBISCO POUSADA & APART

(Vassouras, RJ)

Reservas: (24) 2491-2535 | (24) 99315-0006

Pacote de hospedagem de 4 diárias para casal: R﹩1.328.

Inclui café da manhã. Possibilidade de início de pacote dia 12 ou 13/02.