Notícias

Confins tem melhor avaliação entre aeroportos com movimentação acima de 10 milhões passageiros por ano

Confins tem melhor avaliação entre aeroportos com movimentação acima de 10 milhões passageiros por ano. O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte Tancredo Neves (MG) se destacou no primeiro levantamento realizado para medir a percepção do usuário do transporte aéreo após a fase mais crítica da pandemia da covid-19. No 3º trimestre de 2021, o terminal mineiro, administrado pelo consórcio BH Airport, recebeu a melhor avaliação dos passageiros entre os aeroportos com movimentação anual acima de 10 milhões de passageiros.

A nota conferida pelo público foi de 4,50, em uma escala que vai de 1 (muito ruim) a 5 (muito bom). Confins já tinha sido o melhor em sua categoria no último levantamento pré-pandemia, realizado no 1º trimestre de 2020.

Os novos dados constam na Pesquisa Nacional de Satisfação do Passageiro e Desempenho Aeroportuário, promovida pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), do Ministério da Infraestrutura (MInfra). Também se destacaram os aeroportos de Florianópolis (SC) – com a maior nota atribuída aos usuários entre os 20 aeroportos analisados (4,69) – e no primeiro lugar na categoria de até 5 milhões de passageiros; e de Curitiba (PR) – 4,66, sendo o melhor posicionado entre os terminais com movimentação anual entre 5 e 10 milhões de passageiros.

Apesar de a pesquisa de satisfação ser trimestral, os questionários não puderam ser aplicados em julho deste ano, devido à pandemia. Assim, 12.978 passageiros foram entrevistados nos meses de agosto e setembro durante a realização da edição mais recente da pesquisa. Ao todo, 92% dos entrevistados considerados bons ou muito bons os 20 aeroportos que tiveram analisados suas estruturas, serviços e processos aeroportuários, como check-in, inspeção de segurança e restituição de bagagens, entre outros itens.