Notícias da Amazônia

Congresso no Pará

Apesar do Governo do Estado ter confirmado, por meio da Secretaria de Saúde, que o Pará enfrenta a “terceira onda” de variantes da Covid 19, por outro lado é fato que o número de óbitos apresentou uma considerável diminuição. Entretanto, principalmente nestes primeiros meses de 2022, alguns segmentos da economia amazônica que foram duramente atingidos desde o início da pandemia (Turismo e Lazer) reagem com preocupação em vista dos efeitos negativos desta nova variante do Coronavírus, a Ômicron.

A presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagem (Abav), seção Pará, empresária Edna Rocha, enfatizou que “o setor tenta se recuperar desde 2020, procurando se adequar à nova realidade. Te- mos empresas da área do turismo consolidadas há mais de 20 anos atuando com profissionais qualificados que atendem muito bem os visitantes que chegam ao nosso Estado. (…) Claro que precisamos estar ainda mais preparados com alternativas positivas, porque o desgaste do setor foi muito grande, sendo que ele é um dos que mais gera renda na economia do país e, também, no nosso Estado”.

Por sua vez, o assessor jurídico do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado do Pará, Fernando Soares, informa que o setor estava se recuperando e voltando a uma rotina bem próxima ao de antes do início da pandemia. Uma das orienta- ções dadas pelo sindicato aos seus associados é que “iniciem o revezamento dos trabalhadores para evitar contaminações. Esperamos que tão logo a gente possa retornar com as atividades normais, esta situação preocupante (queda no movimento de 30 a 40% no setor de hospedagem) tenha sido eliminada”.

Por outro lado, o Governo do Estado e prefeituras municipais se uniram e desenvolvem ações que visam mudar este quadro na área de saúde. Considerando o avanço da vacinação em massa, inclusive na faixa etária de cinco a 11 anos, que segundo médicos in- fectologistas e autoridades do segmento tem propor- cionado um quadro de menor letalidade e riscos de sequelas em pessoas que contraíram o virus, muitos eventos a médio e longo prazos (como o Carnaval, cancelado, e o Círio de Nossa Senhora de Nazaré, que teve seu formato modificado) e que poderiam não ser realizados, como congressos e seminários nacionais de grande porte, estão mantidos para este ano.

Entre esses importantes eventos, está o XXXVII Congresso Nacional de Jornalistas de Turismo, realizado pela Abrajet nacional, que, segundo decisão no último congresso da classe realizado em Urubici (SC) e reforçada por assembleia geral, será realizado no Pará. Segundo o presidente nacional da Abrajet, jornalista Evandro Novak (SC), atendendo à solicitação de diri- gentes da Abrajet Pará, este importante evento será levado a efeito no período de 17 a 20 de novembro deste ano. Manifestações de apoio, por parte de ór- gãos públicos e de representantes da iniciativa priva- da, fortalecem a cada dia a possibilidade do congresso nacional de jornalistas de turismo ser realizado em um dos pólos turísticos que mais tem registrado crescimento.

Vice-Presidente da Abrajet Nacional, editor geral do Grupo Estado de Comunicação Digital,Diretor geral da Agência de Notícias Gerais

Clique aqui e dê sua Opinião sobre a Coluna