Edição Impressa

Conheça cinco cidades de MG para aventuras

Destino oferece cachoeiras, montanhismo, trilhas, voo livre, entre outras atividades que deixam os visitantes em contato com a natureza

O Brasil está cheio de destinos para quem busca contato com a natureza e um pouco de emoção, e o estado de Minas Gerais é um deles. Além da importância agrícola e histórica, Minas guarda locais cheios de aventura. Confira alguns deles!

Piumhi

Vizinha da famosa Capitólio, a não muito conhecida cidade de Piumhi surpreende quem a visita, com suas cachoeiras, grutas, lagos, rios e belas vistas, que podem ser acessadas através de trilhas. Perfeito para quem quer colocar a atividade física em dia, com o extra de uma recompensa de encantar os olhos no fim de cada caminho.

A cidade possui também construções históricas importantes – muitas delas tombadas pela Unesco como patrimônio –, além de ficar próxima também da Serra da Canastra, o que torna o destino ainda mais completo.

Capitólio

Quem vai a Piumhi pode aproveitar e visitar Capitólio, que está cada vez mais popular – em especial, entre aqueles que amam a natureza. O encantamento do local vem, principalmente, pelos grandes paredões de pedra e rios de águas azuladas, como o Lago de Furnas, também conhecido como Mar de Minas por conta de seu tamanho e beleza.

É possível também aproveitar a natureza da cidade, com trilhas dentro da mata nativa, montanhismo, mergulho, dentre outros passeios de diferentes níveis de dificuldade.

São João Batista da Glória

Localizada entre a Serra da Canastra e o Rio Grande, a cidade é privilegiada com as mais diversas formas de ecoturismo e turismo de aventura – em especial, as trilhas para suas diversas cachoeiras, que fazem sucesso entre os visitantes por ainda terem características muito selvagens, já que a cidade de Glória, como também é conhecida, até poucos anos atrás, antes da inauguração da ponte que a liga à cidade de Passos, era de difícil acesso, com transporte realizado majoritariamente por balsa.

Belo Vale 

A 75 km de distância de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, a pequena Belo Vale não economiza em paraísos da natureza. Quem a visita pode conhecer muito da mata nativa local e de cachoeiras. Outras atrações são a Serra da Moeda e do Parque Ecológico da Cachoeira, que ficam próximas à cidade. A Serra, por exemplo, oferece atividades com muita adrenalina, como asa-delta, parapente, paraquedas e passeio de balão – perfeito para quem deseja tornar realidade o sonho de voar.

Belo Horizonte

A grande Belo Horizonte pode surpreender quem não a conhece ao mostrar que não é apenas uma cidade grande convencional. E se engana quem pensa que neste centro urbano bem desenvolvido a única maneira de ver a diversidade da natureza é indo às floriculturas de BH. A cidade também oferece diversão com boa infraestrutura em diversos estabelecimentos, nos quais é possível fazer escalada, arvorismo e tirolesa.