Notícias

Conheça a cidade mais ‘holandesa’ da Andaluzia, que assistirá Granada CF vs FC Barcelona com grande interesse

Polopos é uma pequena cidade da província de Granada que se tornou famosa na Holanda por conta de um Reality de televisão; neste fim de semana, às 14h30 (de Brasília), os residentes assistirão Koeman, De Jong e Dest visitarem os Rojiblancos

Não é novidade que o FC Barcelona ostenta uma orgulhosa história holandesa. Johan Cruyff inspirou a famosa filosofia de passes da equipe; Frank Rijkaard levou o clube à glória na Liga dos Campeões; e Ronald Koeman atualmente lidera um elenco de primeira que inclui o holandês Frenkie de Jong e Sergiño Dest, nascido em Almere.

E neste sábado (09), o Barça enfrenta justamente o Granada CF na LaLiga Santander, onde viajará para uma província que possui sua própria história holandesa. Cerca de uma hora de distância do Nuevo Estadio de Los Cármenes está a pequena cidade de Polopos, que tem uma população oficial de apenas 1.700 habitantes, com muitos desses residentes vindos da Holanda.

Embora isso possa parecer estranho, há uma explicação curiosa: um reality show holandês aconteceu bem nessa cidade. Intitulado Het Spaanse Dorp: Polopos – ou “O vilarejo espanhol: Polopos”, em português. O programa, então, trouxe cinco casais para a área para trabalhar no rejuvenescimento de uma cidade que sofre com o despovoamento, capturando a imaginação dos mais de 80.000 espectadores que assistiram ao Canal holandês RTL 4.

Wijnand Boon e Thysa Zevenbergen foram o casal vencedor e permaneceram em Polopos para colocar seu prêmio de € 20.000 na criação de uma residência para artistas. E eles não são os únicos que ficaram, enquanto outros da Holanda chegaram para morar ou visitar depois de ver e apreciar a beleza tranquila da região através do programa.

Um deles foi Bart Geegeerts, empresário que se mudou para a província depois de assistir ao programa. Como ele explicou em entrevista ao jornal local Ideal: “Vimos o show e gostamos do sol, das pessoas e, principalmente, das montanhas. Já estamos aqui há um ano e estamos felizes. Há outras pessoas da Holanda aqui, então temos amigos e conhecemos as pessoas locais”.

Surpreendentemente, cerca de 100 turistas holandeses chegaram à cidade em um dia. Um dos locais também falou com o Ideal sobre este fenômeno holandês, explicando: “Nos deixa felizes em ver a cidade com mais vida. Os turistas estão vindo para ver Polopos, mas alguns meses atrás seria impensável que tantas pessoas soubessem que este lugar existia”.

A emoção foi especial em Polopos quando o PSV Eindhoven visitou a Andaluzia no início de dezembro para um jogo da Liga Europa contra o Granada. Para Bart Geegeerts, torcedor de longa data do clube da Eredivisie, foi uma experiência legal saber que seu time favorito estava jogando na mesma província, mesmo que a pandemia do coronavírus obrigasse a partida a acontecer com portões fechados.

Na tarde deste sábado (09), às 14h30 (de Brasília), haverá um burburinho semelhante nas principais ruas da cidade, já que os locais e os recém-chegados assistirão ao jogo entre Granada CF e FC Barcelona juntos. O Barça sempre teve um bom apoio na Holanda por conta de suas ligações com os holandeses e alguns dos que vieram para a cidade são fãs do Ajax, o antigo clube de Sergiño Dest e Frenkie de Jong, dois jogadores com probabilidade de iniciar a partida.

O afeto desenvolvido por Polopos e pela província de Granada, porém, pode significar que haverá alguns corações divididos na Holanda quando a bola rolar – em partida válida pela 18ª rodada da LaLiga Santander 2020/2021.

Você pode acompanhar este e outros duelos da LaLiga Santander nos canais do Grupo Disney: ESPN e Fox Sports, as emissoras oficiais da LaLiga no Brasil

Não é só Futebol. É LaLiga.

HayQueVivirla