Notícias gerais

Conheça a diversidade gastronômica da Alemanha em oito pratos

Turismo alemão divulga site com dicas de receitas simples e típicas da culinária germânica

São Paulo, abril de 2020 – Muito além da salsicha e do chucrute, a Alemanha possui uma das gastronomias mais diversas e deliciosas do mundo. Do mar nórdico aos alpes, cada região tem suas especialidades, preparadas com a valorização máximas de ingredientes nativos.

Enquanto sonham com a próxima ida à Alemanha de casa, os turistas podem viajar pelas megalópoles e vilarejos alemães por meio dos sabores e experimentos, com o preparo de versões abrasileiradas de pratos autenticamente alemães.

Hamburgo

Conhecida por muitos como a Veneza Germânica, a charmosa e cosmopolita Hamburgo é banhada pelo mar do norte e por rios belíssimos, como o Elba. O clima oceânico é propício para se experimentar uma dos pratos mais tradicionais da região e que é encontrado em todo restaurante local, o Pannfisich , o peixe fresco frito, servido com batatas e molho de mostarda. Este prato é o acompanhamento perfeito para degustar o vinho alemão Pinot Blanc.

Brandenburgo

Estado da Capital Berlim, Brandenburgo é lugar dos maiores contrastes da Alemanha. Cosmopolita e ao mesmo tempo interiorana, com lagos e paisagens verdes de tirar o fôlego. A unanimidade na região fica por conta da gastronomia.

Assim como em todo o leste da Alemanha, sopas de batata realmente se destacam durante os meses mais frios do ano. No entanto, a versão berlinense do Kartoffelsuppe é tão deliciosa e fácil de fazer que pode ser uma alegria para comer durante todo o ano.

Apreciado por todo estado, o Birnentorte, bolo de pera em camadas é a especialidade do distrito rural de Havelland. Servido com creme ou chocolate, o bolo pode ser encontrado em diversas e deliciosas variações. O vinho Pinot Blanc doce e frutado com aromas de peras, marmelo e frutas cítricas é o acompanhamento perfeito.

Turíngia

“Em que outras terras alemãs encontram-se tantas coisas boas em uma área tão pequena?”, o importante escritor Goethe definiu bem o que é Turíngia. Localizada na região central da Alemanha, o estado é conhecido por seus roteiros históricos, culturais e naturais.

Estado do patrono do protestantismo Martinho Lutero, o estado também atrai turistas de todo o mundo para a iguaria alemã mais conhecida do mundo: a salsicha.

Desfrutado pela primeira vez há mais de 600 anos, o Thuringer Bratwurst ainda é o lanche mais popular, preferido por jovens e velhos. Apenas carne de porco e carne da Turíngia são usadas como ingredientes e, dependendo da região, este prato tradicional é temperado com manjerona, sementes de cominho, alho, sal e pimenta. Além da tradicional cerveja alemã, outra bebida perfeita para o acompanhamento do prato é um vinho Pinot gris.

Rênania-Vestfália

O estado do Ludwig van Beethoven, com o carnaval mais doce e festivo da Alemanha, Renânia do Norte-Vestfália é o estado mais populoso da Alemanha, com metrópoles culturais e pulsantes como Düsseldorf e Colônia.

Às margens do Rio Reno, fluente que corta todo o estado, os turistas e cidadãos se deliciam com Printen , bolo de genginde Aachen, que pode ter versões com nozes, amêndoas, chocolate ou açúcar de confeiteiro vitrificado. Excelente para uma tarde em família.

Renânia-Palatinado

Destino certo para os turistas apaixonados por natureza, a Renânia-Palatinado é a terra das pessoas alegres e dos belos paisagens e castelos. O reino do vinho, como é conhecido na Alemanha, o estado tem como principal iguaria o delicioso Pfalzer Saumagen , feito com carne de porco, batatas, chucrute e cogumelos. O clássico Riesling, produzido das vinícolas da região, é o perfeito acompanhamento.

Baden-Wurttemberg

Localizado no sul da Alemanha, o estado de Baden-Wurttemberg é o destino sonhado por milhares de apaixonados pelos contos ambientados na fascinante Floresta Negra.

Com uma gastronomia conhecida internacionalmente, o estado tem, além do bolo de floresta negra, outra iguaria que deve ser experimentada, é a Schwäbische Maultaschen , um prato grande de macarrão ao estilo ravioli, recheado com carne de porco, cebola e salsa, cozido em caldo ou frito em uma panela com manteiga ou servido em um pão. Para acompanhamento, o vinho tinto e leve Trollinger é o ideal.

Bavária

O destino número um de férias da Alemanha, a Bavária é conhecida pelo mundo por dezenas de razões. Pelos inúmeros vilarejos pitorescos, cidades medievais, pela capital e metrópole Munique, pelos castelos, igrejas barrocas e fortalezas imponentes ou também pelo futebol e eventos diversos. No entanto, é preciso mais para atrair milhares de turistas.

O estado também é qualificado em gastronomia. Prova disso é o prato bávaro Semmelknodel , bolinhos de pão encharcados em molho. Elaborado com poucos ingredientes, essa delícia harmoniza com o bom Grauburgunder, vinho incrível da região da Francônia.

DiscoverGermanyFromHome

O site da campanha Descubra a Alemanha de Casa dedicou uma área exclusiva para as deliciosas receitas alemãs. Na página, também é possível fazer visitas virtuais pela Alemanha, acessar playlists com músicas regionais e testar seu conhecimento sobre a Alemanha em um quiz.

Acompanhe o DZT pelas redes sociais:

Facebook
http://www.facebook.com/alemanhapaisturistico

Instagram
http://www.instagram.com/germanytourism/

Sobre a DZT

O Centro de Turismo Alemão (DZT) é o portal nacional do turismo na Alemanha com sede em Frankfurt am Main. Ela representa a Alemanha como país turístico em nome do Ministério da Economia e Tecnologia (BMWi), que a apoia conforme uma resolução do Parlamento Federal alemão. A DZT desenvolve e comunica estratégias e produtos para ampliar no exterior a imagem positiva dos destinos turísticos alemães e para promover o turismo na Alemanha. Para isso, ela mantém 30 representações nacionais em todo o mundo. Mais informações encontram-se no centro de imprensa do nosso portal http://www.germany.travel/presse.