Notícias

Conheça a experiência Japan House São Paulo

Junto aos negócios independentes que fazem parte do centro cultural: Restaurante Aizomê, Café Sabor Mirai, Loja Shin e Loja Furoshiki, a instituição promove a primeira edição da experiência sensorial que vai até a casa dos apaixonados pela cultura japonesa

Conheça a experiência Japan House São Paulo

Japan House São Paulo, ao lado do restaurante Aizomê, do Café Sabor Mirai e das lojas Shin e Furoshiki – negócios independentes localizados dentro do centro cultural – promove no dia 09 de julho, às 20h, a Experiência JHSP Online: um encontro com o Japão em casa, uma nova forma de ampliar os conhecimentos sobre cultura japonesa, passeando pela gastronomia e pela coquetelaria. A iniciativa é inspirada no conceito japonês Ichigo ichie (一期一会), o qual transmite a ideia da transitoriedade de forma simples e profunda para dizer que os encontros na vida são únicos.

Com origem na Cerimônia do Chá, a expressão lembra a todos sobre a importância de se desfrutar cada encontro de forma profunda e presente, valorizando os esforços de cada um dos envolvidos em fazer com que aquele momento único aconteça.

É a partir desta reflexão que a Experiência JHSP Online: um encontro com o Japão em casa convida a todos para uma experiência sensorial que, mesmo distante fisicamente, será repleta de símbolos, aromas e sabores, ressignificando a maneira de estar junto para compartilhar histórias e tradições da cultura japonesa em uma rica troca com outras pessoas e profissionais. Por meio de um encontro virtual comandado pela mixologista Suemi Uemura, cada participante da atividade poderá desfrutar da noite explorando uma caixa especial que receberá em sua casa contendo uma garrafa de Sakê Shin – Yauemon Junmai Karakuchi da loja Shin; um menu com ingredientes especiais desenvolvido pelo restaurante Aizomê, uma sobremesa elaborada pelo Café Sabor Mirai e um mixer do coquetel autoralKaneshon,  tudo envolvido por um furoshiki da loja Furoshiki.

O encontro acontece às 20h por meio da plataforma Zoom, onde a mixologista Suemi Uemura conduzirá uma live, onde executará o drink para que os participantes repliquem a receita em casa. Ela criou uma bebida em tons profundos inspirada na cor púrpura do cordão que adorna a garrafa de sakê. Costurado manualmente um a um e finalizado com um laço, o cordão simboliza ocasiões especiais e importantes celebrações. Suemi utiliza e dialoga com elementos presentes na caixa para ensinar o passo a passo do coquetel autoral Kaneshon, utilizando como ingredientes beterraba, alga hijiki, laranja bahia e maracujá, sakê Shin e sal marinho.  A receita foi pensada especialmente para agradar diferentes paladares.

Para participar desta exclusiva viagem ao Japão, cada caixa tem o valor de R$ 120,00 e pode ser comprada a partir do dia 24 de junho, através do site www.aizome.com.br/delivery. A entrega de cada kit aos participantes será feita entre 15h30 e 19h30 do dia 09 de julho. A quantidade é limitada.

Confira os detalhes da caixa

Embalando todos os itens que compõem a caixa de experiências, a Furoshiki Store selecionou um furoshiki (  em tonalidade roxa por ser uma cor comumente utilizada em ocasiões especiais e celebrações, além de simbolizar gratidão e espiritualidade. O furoshiki é uma técnica milenar japonesa que utiliza tecidos quadrados para envolver, embalar e proteger os mais variados tipos de objetos por meio de amarrações. Além de ser um lindo adereço, ele será necessário para a preparação do drink. Esta dupla funcionalidade (e tantas outras que você poderá descobrir) é um dos motivos pelos quais essa técnica ganhou popularidade como aliada do meio ambiente, com sua noção de reaproveitamento e versatilidade totalmente associada ao conceito japonês Mottainai (もったいない): “não desperdiçar” ou “ainda é possível utilizar”.

Dento da caixa estará presente o Sakê Shin – Yauemon Junmai Karakuchi, que será a base da receita para o drink da noite. Produzido na província de Fukushima, região nordeste do Japão, chega ao Brasil com exclusividade pela parceria entre a loja Shin com a premiada fábrica Yamatogawa Brewery, fundada em 1790. O rótulo, classificado na categoria junmai – na qual todo o álcool presente na bebida é proveniente da fermentação do grão de arroz, é considerado um dos tipos com maior pureza e também uma ótima opção para quem quer se iniciar no mundo do sakê, possibilitando a apreciação no dia a dia com excelente qualidade.

Desenvolvido especialmente para acompanhar o drink idealizado pela mixologista, o trio de petiscos do restaurante Aizomê leva a assinatura da chef Telma Shiraishi. O menu de otoshi – que em japonês significa pequenas porções ou petiscos – servirá justamente como acompanhamento e guarnição para o coquetel. O mixer para compor com o sakê a execução do drink tem em sua receita alga hijiki e beterraba, com um toque cítrico de laranja bahia e maracujá, mirin e sal marinho. Seguindo a filosofia do “mottainai” deve-se evitar qualquer forma de desperdício. Após a extração do mixer para o drink, a base com beterraba e alga foi utilizada para compor uma das receitas do trio, resultando em uma entrada leve e saborosa com tofu grelhado e grãos de soja verde. Raiz de lótus, bardana, batata-doce colorida e abóbora japonesa com um toque de sal marinho e aonori (alga verde em flocos) compõem outro petisco – um mix de vegetais emblemáticos japoneses com texturas e sabores diferenciados em forma de chips. O terceiro petisco será um magret em defumação leve feita com lascas de sakura, a reverenciada cerejeira japonesa, a qual agrega profundidade e um toque especial à saborosa carne de pato. Berinjelas japonesas também defumadas e molho de gergelim entram no conjunto, complementando os sabores terrosos e doces da beterraba, das raízes crocantes e o toque iodado das algas nos outros pratos, além de combinarem bem com o perfume cítrico do drink. *Para uma versão sem carne vermelha estará disponível opção com cogumelos defumados no lugar do magret.

Para encerrar a experiência com um cafezinho, como é o costume brasileiro, o Café Sabor Mirai criou o Choco Coffe – grãos de café gourmet exclusivo da Fazenda Ipanema envoltos em chocolate ao leite, amargo e branco por Alice Mitsue Tokuzumi, produtora de chocolates artesanais e parceira de longa data de Kyoko Tsukamoto, proprietária do Café Sabor Mirai. A combinação perfeita de sabores se destaca e lembra que a cultura do café cresceu de maneira considerável no último século no Japão, oferecendo uma grande variedade de locais especializados no consumo da bebida e que inspiraram o espaço localizado dentro da Japan House São Paulo.

Experiência JHSP Online: um encontro com o Japão em casa

Quando: 09 de julho, às 20h

Onde: Plataforma ZOOM

Valor: R$ 120,00

Onde comprar: https://deliverydireto.com.br/aizome/aizome

Vendas: disponíveis a partir de 24/06

Entrega dos kits: 09 de julho, entre 15h30 e 19h30

Vagas: limitadas

Acompanhe a JAPAN HOUSESão Paulo nas redes sociais: 

Site: www.japanhouse.jp/saopaulo  

Facebookwww.facebook.com/JapanHouseSP/ 

Instagram: @japanhousesp 

Twitter: //twitter.com/japanhousesp 

Youtube: www.youtube.com/japanhousesaopaulo