Notícias

Conheça a palatinose, um substituto natural e saudável para o açúcar

Harm from sugar concept. Blue background.

Além de ser mais saudável, palatinose também é excelente fonte de energia para células

Você provavelmente já ouviu falar que o açúcar faz mal para a saúde. Sua composição original possui uma série de nutrientes que não são prejudiciais, mas o processo de industrialização a que é submetido acaba sacrificando todo o seu valor nutricional, deixando apenas as calorias e os carboidratos. O maior problema é que o açúcar está praticamente em toda parte, pois também é um componente de quase tudo que comemos – desde grãos até massas.

Quando consumido sem controle, o açúcar pode desencadear uma série de problemas de saúde que vão além do sobrepeso ou da obesidade. Cáries, problemas de pele, dores nas articulações, gastrite, diabetes, colesterol alto, doenças no intestino e até mesmo distúrbios emocionais – tudo isso está em risco quando consumimos açúcar em excesso.

A boa notícia é que existem alternativas! Uma das melhores opções é a palatinose, um carboidrato simples encontrado em alimentos naturais como mel e beterraba, que também é vendido na forma de suplemento em pó. Apesar de ser um carboidrato, é importante ressaltar que existem os que são bons e os que são ruins. O que define isso é a forma como eles são metabolizados pelo organismo, onde os bons agregam valor nutricional e os ruins são prejudiciais. Enquanto o açúcar que consumimos faz parte dos ruins, a palatinose pertence aos bons.

A função de ambos é semelhante, ou seja, tanto o açúcar, quanto a palatinose, fornecem energia para as células. Porém a palatinose tem baixo índice glicêmico e uma absorção muito lenta, sendo liberada gradativamente pelo organismo. Isso significa que ela fornece energia por muito mais tempo (o que também ajuda a nos deixar satisfeitos por períodos maiores) e ainda evita aqueles picos indesejados de insulina.

Para quem pratica exercícios físicos com frequência, essas vantagens da palatinose fazem toda a diferença. Quando comparada com outros carboidratos que também podem substituir o açúcar, ela apresenta os melhores resultados nos treinos, pois ajuda a queimar mais gordura e também evita aqueles picos de “desânimo”, causados por índices glicêmicos muito altos.

É claro que, por se tratar de um carboidrato semelhante ao açúcar, a palatinose também é calórica e contribui com o sobrepeso quando consumida sem controle. É importante o acompanhamento de um profissional qualificado, pois assim é possível definir a quantidade ideal para seu caso em específico e evitar excessos. Isso é válido para qualquer tipo de suplementação.