Notícias

Conheça a ponte suspensa mais extensa do mundo

Portugal anuncia mais nova atração turística para quem gosta de fortes emoções

(Crédito: Divulgação | Ponte 516 Arouca, Portugal)

Inaugurada em abril deste ano, a maior ponte suspensa para pedestres do mundo é um destaque turístico novíssimo de Portugal. A ponte teve suas obras concluídas em 2020, porém só foi aberta ao público agora, em 2021. O privilégio da paisagem vista da ponte 516 Arouca (nome dado à ponte) é a vista panorâmica de cachoeiras e desfiladeiros nascentes do rio Paiva, localizado na vila de Arouca, que fica ao sul da cidade de Porto, uma das principais cidades turísticas do país. A estrutura possui 516 metros de extensão e é sustentada por torres em formato de “V”, além de cabos de aço, que elevam a ponte a 176 metros de altura.

Os moradores da vila de Arouca receberam o privilégio de usufruir da mais nova atração turística gratuitamente durante três anos. Para os visitantes de outros locais, o valor do bilhete para visitar a ponte custa de 10 a 12 euros, a variar pela idade do visitante. Crianças, jovens com menos de 17 anos e idosos maiores de 65 anos pagam 10 euros. Para o restante, o custo é de 12 euros. Lembrando que crianças com menos de 6 anos de idade não podem passar pela ponte.

Segundo Verónica Bernardo, que trabalha como técnica municipal de turismo na região, disse que testou pessoalmente a experiência de atravessar a maior ponte do mundo e que a passagem é totalmente segura. Ela aproveita para dizer que o diferencial da ponte é definitivamente o seu ângulo vertical de visão e que a experiência é única. Por outro lado, como se trata de uma travessia em que é possível ter uma visão ampla de todos os lados (inclusive do chão), é recomendado apenas para pessoas de “nervos fortes”. 

Antes da 516 Arouca, a maior ponte suspensa para pedestres em termos de extensão era a Charles Kuonen, na Suíça, que tinha o marco de 500 metros. Já em termos de altura, a ponte mais alta ainda fica na China, em Zhangjiajie, com 260 metros – um destino turístico muito procurado pelos adoradores de esportes radicais, visto que é permitido pular de bungee jump na ponte.  Com o fechamento de fronteiras por conta da pandemia de COVID-19, o ideal é curtir essa viagem assim que for possível. Por isso, já é interessante verificar os preços e comprar passagem aérea para datas futuras. Comprar passagens com antecedência é uma ótima dica para quem quer e precisa poupar na viagem, podendo investir o dinheiro poupado em atrações turísticas.