Notícias

Conselho Estadual do Turismo se reúne para tratar do plano Minas Consciente

Encontro online contou com a participação da Secretaria de Estado de Saúde; membros apresentaram suas considerações e dúvidas sobre os protocolos sanitários de retomada das atividades

As novas diretrizes do plano Minas Consciente, do Governo do Estado de Minas Gerais, para orientar a retomada das atividades econômicas, foram o tema central da 46ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo (CET) de Minas Gerais, que aconteceu nesta quinta-feira (6/8) por videoconferência e contou com a participação de cerca de 50 conselheiros.

Para melhor discussão sobre os protocolos únicos de retomada, o encontro virtual contou com a participação do chefe de gabinete da Secretaria de Estado de Saúde (SES), João Pinho, que apresentou e detalhou as novidades do Plano Minas Consciente e esclareceu dúvidas relacionadas às orientações de segurança sanitária.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e presidente do CET, Leônidas Oliveira, fez a abertura da reunião e destacou a relação próxima que tem trabalhado com Ministério do Turismo (Mtur) para a concretização de várias parcerias. Ele também ressaltou a importância do apoio das câmaras temáticas do Conselho no planejamento da retomada de acordo com os protocolos únicos orientados pelo Minas Consciente e MTur.

“Estamos em intenso diálogo com os diferentes setores da cadeia produtiva do turismo para traçar as melhores estratégias para a retomada das atividades. A Secult tem mantido uma relação muito próxima com o Ministério do Turismo para firmar um convênio de promoção turística de Minas Gerais, de acordo com as exigências do selo ‘Turismo Responsável’ e com os protocolos únicos para reabertura do Minas Consciente. Vamos apostar nas especificidades de cada região para promover ainda mais nosso estado como um destino seguro, confiável e sustentável, principalmente para os mineiros, em um primeiro momento. Por isso é importante o trabalho de todas as câmaras temáticas do Conselho para articular as áreas envolvidas e alinhar as demandas e propostas no sentido de fortalecer a preparação para que o turismo presencial volte a acontecer com as garantias e segurança que o turista precisa”, ressaltou Oliveira.

As câmaras temáticas do Conselho Estadual de Turismo (CET) são divididas entre os assuntos: Tendência e Inovação do Turismo; Normatização; Infraestrutura, Financiamento e Investimento; Capacitação, Qualificação e Profissionalização do Turismo; Promoção, Comunicação e Apoio à Comercialização; e Segmentação Turística e Regionalização.

Durante a reunião, mediada pela subsecretária da Secult, Marina Simião, ainda foram apresentados o programa Capacita Turismo, conduzido pelo Sebrae-MG em parceria com a Secult, Fecomércio e Fecitur, e o Movimento Supera Turismo Brasil, que contou com a parceria da Secult para promover a “Semana de Minas Gerais” no perfil do Instagram @movimentosuperaturismo.