Edição Impressa

Costa do Marfim: um destino de oportunidades e sonhos!

Localizado no Oeste da África, a Costa do Marfim exibe uma lista sem fim de atrativos para os turistas do mundo inteiro, em especial, os brasileiros, que adoram novas descobertas. Com sua cultura tradicional africana, o país tem o diferencial de conciliar modernidade e ancestralidade; o contemporâneo e o antigo; o pragmático e o místico, sendo um destino com potencial capacidade de expandir os números de visitantes brasileiros. Suas atrações culturais, por exemplo, mostram como o seu  povo adorável vive com o sistema convencional de leis e também com um sistema de realeza em várias regiões do país, como no sul, no centro e no leste. Neste caso, tanto os políticos tradicionais, quanto os reis escolhidos pela tradição afriacana detém e conciliam os poderes. Formado por nada menos que sessenta grupos étnicos, a Costa do Marfim tem como idioma oficial o francês e também os dialetos locais. Guias de turismo falando inglês e espanhol já são comuns e agora, avançam também os guias que falam português. Embora náo haja voos diretos, as oportunidades de conexão säo inúmeras, com paises como África do Sul, Marrocos, Portugal…  

Riqueza e história

De norte a sul do país, a Costa do Marfim revela-se em um mundo de descobertas que só eleva a  cultura e o  conhecimento de quem tem o privilégio de conhecer. Os roteiros combinados entre as suas cidades são um convite a uma das mais ricas experiências de vida. Exemplos? O visitante tem a chance de conhecer e desfrutar, por exemplo, do melhor em hospedagem e gastronomia na capital cosmopolita Abdjan, chamada de Manhattan africana; avançar para os resortes de praia em Grand Bassam ou desfrutar de suas apresentações culturais; já em Yamoussoukro, a capital administrativa, é possível conhecer a maior catedral do mund e seu precioso conjunto de vitrais, a Basílica da Nossa Senhora da Paz;  em Korhogo, a África genuína revela-se em seus  rituais,como a celebração do Poro; em Assinie, é uma riviera de luxo que desnuda-se com seus beach clubes e o encontro mágico entreas águas do mar e da lagoa.

Roteiros combinados

Por estar estrateicamente localizada no Oeste da África e ter retomado sua economia de forma expressiva, o país se destaca ainda por seu turismo de negócios. Roteiros combinados entre a Costa do Marfim e o Marrocos pode ser uma excelente opção para turistas que querem otimizar o tempo entre suas reuniões coportativas ou também para aqueles que viajam a lazer e desejam conhecer os dois países. Mas há ainda outras inumeras opções, como a Africa do Sul e Costa do Marfim; Gana e Costa do Marfim e assim por diante. 

Agroturismo

A Costa do Marfim é o principal produtor mundial de cacau. Existem plantações de cacau lindas e grandiosas, além de café e palmeiras para oléo de palma, borracha e outras plantas. Neste caso, é possível projetar circuitos de agroturismo para que os brasileiros realmente apreciem e despertem interesse.

Religioso

A Costa do Marfim abriga a maior basílica do mundo (Basílica Nossa Senhora da Paz). Sabendo-se que o Brasil tem 70% de cristãos católicos, projetar o  circuito religioso para peregrinos cristãos do Brasíl será certamente um grande presente para os brasileiros que sempre demonstram muito interesse no turismo religioso. 

Negócios

A Costa do Marfim tem importantes vantagens econômicas, com bons equipamentos e infra-estrutura para congressos, viagens de incentivo, workshops e outros eventos de negócios. Abidjan, a capital,  é uma cidade moderna com tecnologia de ponta, com muitos hoteis de luxo e um visual muito bonito. Da mesma maneira que o Brasil é a locomotiva latino americana, a  Costa do Marfim é a locomotiva da África Ocidental. Ela possui a maior e mais dinâmica economia da UEMOA (União Econômica e Monetária do Oeste da Áfrical) composta por sete países. Com esse cenário, pode-se-se desenvolver o Turismo de negócios entre Abidjan (Capital Econômica) e Yamoussoukro (Capital política).

Mar & Sol

O País tem 550 quilômetros de frente marítima, indo de sudeste a sudoeste do país. Existem circuitos à beira-mar, incluindo Assinie, Sassandra, San Pedro e Grand Berebi. Sua beleza e sua infra-estrutura permitem dias de descanso e paz, com uma sofisticação natural incrementada pelos resorts, beach clubes, bares e lounges.

Cultural e histórico

A Costa do Marfim conserva toda a história de seus ancestrais, sendo uma imersaõ cultural na vida dos povos africanos. A 274 quilômetros da capital Abidjan e ainda no norte do país, está Korhogo, uma região que preserva tradições e mistérios e onde a sua viagem ganha contornos impressionantes em história, cultura e costumes. A quarta maior cidade do país, é certamente uma parada inesquecível para quem deseja conhecer mais sobre a alma e o coração do povo marfinense. A cidade, que tem o seu próprio aeroporto, conta com uma população que beira as 300 mil pessoas. Os atrativos são muitos, como a imersão na vida tradicional do povo Senoufo. As apresentações musicais de Balaton (com o instrumento xilofone) também emocionam. Também aqui, é possível assistir (in loco) a produção de artistas locais  que criam peças em madeira ou apreciar antigos tecelões pintam obras sobre tela  ou sobre tecido…Tudo isso no bairro de Koko. Tudo é tão envolvente que nos desligamos do tempo. A mais impactante das apresentações, entretanto, a performance dançante Boloyé (uma das danças mais antigas da região do Poro, na Savana) também acontece aqui em Korhogo, mais precisamente no bairro de Waraniéné. O espetáculo, ligada ao povo Senoufo, mexe com todos os seus sentidos e  faz uma reverência à transição pela qual passam os meninos da aldeia para a fase adulta, depois de permancerem sete anos na floresta. Tudo é surpreendente!

Casamento

Casamentos de luxo nos hoteis de Assinie – Crédito: Wilson Decola