Notícias

Covid-19 e viagens: Empresa cria alertas sobre restrições de entrada e permanência nos países

Sistema pioneiro no mercado vai além das exigências de fronteira e traz informações sobre o dia-a-dia no destino

Com o avanço da vacinação e da retomada econômica, as viagens corporativas voltam a se intensificar: de acordo com a Abracorp – Associação Brasileira de Viagens Corporativas, em setembro de 2021, o faturamento do setor teve alta de 96% em relação ao mesmo mês de 2020. “Entretanto, acreditamos que muitas restrições de acesso e circulação vão perdurar meses, talvez anos. As novas e oscilantes regras provocadas pela variante ômicron mostram isso”, explica Daniel Oliveira, sócio da consultoria de viagens A1. 

Para dar mais segurança aos clientes e garantir que os trajetos e estadias ocorram sem surpresas, a A1 desenvolveu um pioneiro sistema de informações que consolida, de forma contínua e automatizada, todas as restrições de entrada e circulação em todos os países do globo. O sistema é gratuito e exclusivo para clientes da A1. “Também informamos sobre regras diferentes dentro de um mesmo país, como restrições para viagens terrestres ou regras diferentes entre os estados”, complementa Lorena Ávila, sócia da A1.

O sistema traz informações de entrada em cada país, como vacinas aceitas, quarentenas, exigência de testes e declarações. As regras para conexões também são informadas. Mas os alertas vão além das restrições aduaneiras, incluindo também informações relevantes para o dia-a-dia da viagem, como uso de máscara, horário de fechamento de bares e restaurantes e orientações para entrada e permanência em locais fechados. “Há casos em que qualquer vacina é aceita na fronteira, mas para permanência em restaurantes apenas algumas são admitidas. Tudo isso é explicado em nossos alertas”, complementa Daniel Oliveira.

Os boletins também informam sobre as regras de retorno ao Brasil de acordo com a origem de cada viajante. Os viajantes recebem os alertas em diferentes momentos antes do embarque e, caso haja alterações nas regras enquanto o viajante está fora, atualizações são enviadas em tempo real. Para simplificar o acesso às informações, os alertas são enviados por e-mail e, em breve, por Whatsapp. “Queremos estar nos canais que os viajantes usam, oferecer praticidade. Não faz sentido ter de baixar um app apenas para viagens esporádicas”, finaliza Daniel Oliveira.

 O sistema pioneiro, que vai além das regras aduaneiras, foi desenvolvido pela A1 para resolver uma questão detectada ao longo do período de pandemia: mesmo com a reabertura das fronteiras, muitos viajantes se sentem inseguros para sair do país ou não conseguem acompanhar as frequentes mudanças de regras para cada destino. “Sabemos que uma viagem vai além de passar na imigração, por isso tomamos o cuidado de verificar o acesso a restaurantes, no trânsito interno e outras questões”, observa Lorena Ávila. 

Foto: Pixabay