Notícias

COVID-19: Vale a pena usar o débito automático do cartão de crédito para emergências?

O surto de COVID-19 pegou muitas pessoas de surpresa, principalmente, àquelas que não tinham uma boa reserva. Nesses casos, muitos estão aderindo ao débito automático do cartão de crédito e, para esclarecer um pouco mais sobre o assunto, vamos tirar todas as suas dúvida sobre isso.

O débito automático é um serviço oferecido pelos bancos para os consumidores com cobranças constantes, como de serviços públicos (água, luz, telefone), escola, gás, condomínio, cursos de longa duração. 

Ele funciona como um dinheiro eletrônico. Você compra algo, e em vez de ir ao banco pagar a conta com dinheiro ou cheque, o valor é debitado em sua conta automaticamente. Para usar essa forma de débito é preciso ter um cartão de crédito, com senha pessoal e secreta.

Na teoria essa forma de débito é muito prática, porque ao invés de você pagar no banco a conta que chega em sua residência, pode-se cadastrar a empresa no banco e, toda vez que for emitida uma conta em seu nome, o valor dela será automaticamente debitado em sua conta. 

A especialista Liliane Perng, educadora e consultora financeira da Código Financeiro explica que os bancos oferecem o débito automático dos cartoes de créditos, como uma ferramenta para ajuda os esquecidos de pagar o cartão, gerando multa e juros.

Como o próprio nome diz, o débito automático possibilita a quitação à vista das contas na data do vencimento, livrando a preocupação do cliente em realizar o pagamento na data correta. “Lembrando que para que o pagamento se realize, é preciso manter fundos suficientes do total da fatura”, aconselha a especialista.

Como se cadastrar

Para ativar o serviço do débito automático, é bem simples. O primeiro passo é entrar na plataforma do banco com agência, conta e senha. Se houver alguma dúvida, fazer contato com o seu gerente para poder auxiliá-lo.

Liliane conta que a maioria dos bancos só disponibilizam essa função para os cartões da própria instituição. “Se você é correntista do Itaú, só poderá cadastrar débito automático do cartão de crédito do Itaú. O mesmo serve para Santander, Bradesco, Caixa Econômica, Banco do Brasil, entre outros bancos”, diz.

Esse serviço é totalmente gratuito, então, suspeite de algo se a administradora quiser cobrar por isso, e tentar te oferecer alguns outros serviços.

Caso você não tenha o saldo suficiente, o pagamento não será concretizado e o cliente receberá multas por atraso e juros do crédito rotativo.

O que acontece se eu pagar a fatura antes do vencimento?

A especialista explica que, se você antecipar o pagamento da sua fatura muito antes do vencimento, o banco dará baixa no sistema, e quando chegar o dia do vencimento, vai ser constatado que o pagamento foi efetuado. “Caso você antecipe alguns dias antes do vencimento, é possível que o seu pagamento ainda não esteja processado no sistema do banco, então é recomendável entrar em contato com o banco para suspender o pagamento daquele mês até 18h do dia do vencimento”, exemplifica Liliane.

Como faz para cancelar esse serviço?

Para cancelar, é preciso entrar no site do banco, com agência, conta e senha, e localizar a função de débito automático. “Você pode cancelar definitivamente o serviço ou suspender o débito de um mês específico”, indica.   

As vantagens e as desvantagens

Liliane explica que existem muitas vantagens e desvantagens de usar esse tipo de débito. Por isso é importante tomar cuidado.

As vantagens são:

Evita multas e atrasos das contas cadastradas do débito automático

Algumas concessionárias oferecem beneficios quando a conta é cadastrada no débito automático

Se você participa de programas de milhas, essas contas também ajudam no ganho de pontuação

Ajuda a se organizar financeiramente, mantendo apenas uma unica “fatura” no mês a pagar, mas fique de olho no uso descontrolado do cartão de crédito.

As desvantagens são:

Pode haver incidência de juros, taxas e IOF, verificar com o emissor do banco

Se não houver limite no momento do vencimento da conta, não efetuará o pagamento gerando certos transtornos.

Use de maneira inteligente o seu cartão de crédito

            Se você tem o hábito de usar o débito automático do cartão de crédito, é fundamental usar de maneira inteligente o seu cartão de crédito. O débito pode ajudar em muitas coisas, como a não se preocupar em esquecer dos pagamentos de algumas contas e evitar as idas ao banco.

            Veja algumas dicas abaixo de como usar o seu cartão de crédito com tranquilidade fornecidas por Ricardo Humberto Rocha e Rodney Vergili, em Como esticar o seu dinheiro, da Editora Campus:

  1. Controle o seu orçamento, evite pagar atrasado e, se o problema for muito grave procure o seu agente financeiro antes de se tornar inadimplente,
  2. Preserve seu crédito com muita atenção, desta forma você evita empréstimos desnecessários,
  3. Não contraia crédito para os amigos ou parentes, você se arrependerá,
  4. Tenha consciência do seu limite de crédito, e de sua capacidade de contrair dívidas,
  5. Nos financiamentos parcelados, não se esqueça de controlar os valores e o prazo de pagamento.

Fonte: Liliane Perng, educadora e consultora financeira da Código Financeiro.