Notícias

Criatividade e Gastronomia na história da imigração em Belo Horizonte

Documentário sobre a influência de culturas estrangeiras na gastronomia de BH mistura turismo e história da capital mineira.

Em 2019, o título de “Cidade Criativa da Gastronomia” foi concedido à cidade de Belo Horizonte pela UNESCO. Com o objetivo de explorar esta vocação de cidade gastronômica, a Agência Livre Viagens e Turismo aventurou-se na empreitada de produzir um documentário. “Nossas Influências” é fruto de um projeto que reuniu uma equipe de experientes guias de turismo e chefs de restaurantes consagrados para contar a história da imigração na capital mineira. O filme é um legado do evento 1,2,3… Beagá que ocorreu em dezembro em comemoração aos 123 anos de Belo Horizonte.

Partindo de dados históricos sobre a chegada de imigrantes na capital, desde o final do século XIX, o documentário nos conduz por uma visita virtual à cidade de Belo Horizonte. Guias de turismo, associados à AGTURB/MG e ao SINGTUR/MG, aceitam o desafio e diante da câmera revelam histórias por trás de pontos turísticos, praças, bairros históricos e museus da cidade. Costurando esse contexto histórico, Adriano Vilhena, coordenador do curso de Gastronomia da Faculdade SENAC, explica como a criatividade e a gastronomia mineira são resultado de processos históricos e culturais ligados à ocupação territorial e ao desenvolvimento das cidades, em especial, Belo Horizonte.

Dão um toque especial à narrativa do filme, as entrevistas repletas de memórias de descendentes de famílias que fundaram importantes restaurantes da cidade, como o chef Remo Peluso, do restaurante Província di Salerno e do Sr. Gabi Madi e Michele Madi, proprietários do Vila Árabe. Para finalizar e deixar o espectador com água na boca, o chef Remo Peluso apresenta uma receita típica da sua família e, no restaurante Mineirim do Prado, o chef libanês, Jorge Rabuan, revela uma inusitada e certeira combinação de dois pratos típicos e tradicionais, o feijão tropeiro acompanhado por tabule.

“Nossas Influências” é mais que um documentário, é uma proposta de viagem que exalta a hospitalidade característica da capital mineira, principalmente quando o assunto principal é comida! Em tempos tão incertos para o setor de serviços, em especial para o turismo, a iniciativa reforça ainda mais a capacidade criativa do mineiro. O documentário “Nossas influências” é patrocinado pela prefeitura de Belo Horizonte por meio da Belotur e tem apoio da Frente Mineira da Gastronomia. A produção é da Livre Viagens e Turismo e A Produtora Audiovisual.  

Evento

“Nossas Influências” –  filme documentário (Belo Horizonte, 2020)

lançamento oficial: dezembro 2020 // gratuito no youtube

Disponível no canal do youtube: www.youtube.com/livreviagenseturismo

link direto do documentário: Nossa Influências

Saiba mais: @livreviagenseturismo