Notícias

Decoração de cozinha pequena: como embelezar e otimizar o espaço

Confira as principais dicas de organização e disposição móveis e eletrodomésticos

A cozinha da sua casa é pequena e você não sabe como aproveitar o espaço com uma boa decoração? Saiba que é possível otimizar o espaço e deixá-lo bonito com alguns pequenos ajustes.

Optar por móveis planejados, como armários e estantes, e eletrodomésticos embutidos, como um fogão pequeno ou cooktop, é uma boa saída para deixar a cozinha organizada e decorada com o seu estilo. Acompanhe outras dicas para deixar o cômodo bonito e agradável!

1. Invista em móveis planejados

Normalmente, os móveis planejados são ideais para apartamento. Isso ocorre porque o espaço é menor e exige que os utensílios sejam alocados exatamente nos lugares disponíveis.

Além de otimizarem o espaço do local, móveis feitos sob medida podem seguir o estilo que mais gosta para decorar sua cozinha. Para adquiri-los, o ideal é conversar com um arquiteto para que o profissional indique a melhor solução.

2. Opte por eletrodomésticos embutidos

Uma excelente opção para economizar o espaço da sua cozinha é escolher por um fogão pequeno de quatro bocas ou cooktop, ambos embutidos. Criação recente, o cooktop é um fogão que pode ser colocado em cima de uma bancada da cozinha. Seu lado negativo, contudo, é a ausência do forno.

3. Use prateleiras e nichos

Muitos não imaginam, mas as paredes podem servir para aproveitamento de espaço e decoração. É possível inserir prateleiras para colocar utensílios ou produtos de sua preferência, deixando o local mais charmoso.

Já os nichos podem ser utilizados para colocar plantas, quadros ou outro item decorativo. Ganchos também podem ser utilizados para pendurar talheres, facilitando o seu uso no dia a dia.

4. Escolha uma bancada para dividir o ambiente

Você sabia que bancadas são ótimas opções para quem tem cozinha pequena? Elas permitem toda a utilização do espaço para preparar as refeições diárias e ainda podem servir para a disposição de eletrodomésticos pequenos, ajudando na organização da cozinha.

Há diferentes modelos com armários, gavetas e prateleiras, além de opções dobráveis e com rodinhas. Se preferir, é possível optar por algum modelo com uma tampa de mármore, material charmoso e fácil de limpar.

5. Utilize espelhos e iluminação para ampliar o ambiente

Qualquer ambiente pequeno se torna maior com a luz adequada, e isso também vale para a cozinha. Se você deseja aumentar a sensação de amplitude do ambiente, pode alterar as formas de iluminação e ainda utilizar espelhos para manter o ambiente mais moderno.

Entretanto, para que o processo tenha um resultado positivo, opte por cores neutras, assim como também na pintura da cozinha, pois cores mais claras tendem a ajudar a ampliar mais o ambiente.

6. Separe produtos de uso diário

Quer facilitar o seu tempo e o espaço disponível em sua cozinha? Procure separar os itens de uso diário e colocá-los em uma bandeja de forma organizada em cima de uma prateleira ou bancada.

Neste caso, pode separar o óleo, sal e azeite, que são os itens mais utilizados em preparações cotidianas, e deixá-los à mostra, facilitando o uso. O espaço que sobra no móvel pode ser usado para colocar outros produtos ou utensílios.

7. Organize a sua despensa

Caso haja alguma parte do armário que você utilize como despensa, é necessário mantê-la organizada. Nela você deve guardar mantimentos da cozinha e pode usar caixas e divisórias para deixar o espaço ainda mais prático.

Outra dica também é separar os produtos em potes por tamanho. Assim, você pode pegar de acordo com a sua necessidade. Etiquetas também podem ser utilizadas para indicar o alimento guardado.