Notícias

Decoração monocromática: tendência do design de interiores

Entenda mais sobre esse estilo de decoração e saiba como adicioná-lo em sua casa

Como o próprio nome indica, a decoração monocromática é caracterizada pelo uso de tonalidades de uma cor única na composição de um ambiente, incluindo paredes, objetos e móveis, como o sofá para sala.

Quando bem pensado, um cômodo monocromático, ao mesmo tempo em que harmoniza tons variados de uma mesma cor, utiliza diferentes texturas, materiais e padronagens para manter a decoração interessante.

No entanto, quando executado da forma errada, esse tipo de decoração pode se tornar monótono, deixando o ambiente com um aspecto entediante, com pouca variedade e impacto visual.

Pensando nisso, criamos este artigo para ajudar você a entender um pouco mais sobre essa tendência do design de interiores e dar dicas de como criar uma decoração monocromática na sua casa. Confira!

Por que apostar em uma decoração monocromática?

A decoração monocromática é ideal para quem se preocupa em fazer uma boa combinação de cores nos cômodos de casa. Isso porque basta definir uma cor base e aplicar a chamada “teoria das cores” para chegar a uma variedade de tons a partir da cor original.

Dessa forma, a decoração monocromática traz um ar de elegância e sofisticação para a casa, além de proporcionar um agradável efeito de harmonia e organização.

Outro motivo pelo qual vale a pena apostar nesse estilo de decoração é sua relação com espaços reduzidos, visto que a combinação de tonalidades de uma mesma cor traz profundidade ao ambiente, fazendo com que ele pareça maior, tornando-se uma excelente opção de design de interior para quem vive em apartamentos pequenos.

Por fim, também é importante ressaltar que a decoração monocromática é versátil, contemporânea e fácil de recriar, sendo esses alguns dos principais motivos de ela ser cada vez mais usada em projetos arquitetônicos da atualidade.

Como aplicar uma decoração monocromática na sua casa

Caso você tenha se interessado por esse estilo de decoração e não queira cometer erros ao aplicá-lo em sua casa, confira algumas dicas que te ajudarão a criar uma decoração monocromática perfeita.

Escolha a cor ideal

A primeira coisa a ser feita na hora de trabalhar uma decoração monocromática é escolher a cor. É preciso selecionar uma cor e as diferentes tonalidades dela que mais tenham a ver com seu estilo, além de definir quais serão os pontos neutros utilizados para complementar o seu projeto.

Embora essa seja uma decisão bastante pessoal, não podemos deixar de mencionar que o verde claro e o laranja estão em alta e são ótimas opções para esse estilo de decoração.

Contudo, é importante ter em mente que, antes de escolher uma cor, é preciso considerar o ambiente em que ela será aplicada, pois cores fortes e vibrantes não são recomendadas para ambientes como a cozinha e a sala de jantar, por exemplo.

Faça bom uso do degradê

O degradê é uma das técnicas fundamentais da decoração monocromática, portanto, após escolher a cor que será utilizada, faça uma análise dos demais tons que compõem a sua paleta.

Para evitar erros, tente fazer uso de tons mais vibrantes em objetos menores, como pequenos quadros e relógios, e de tons mais claros e suaves nas paredes, mobílias, e outras peças, como roupa de cama.

Objetos grandes são essenciais

Uma decoração monocromática exige muito equilíbrio e bom-senso na composição. Por esse motivo, o mais indicado é evitar a poluição visual causada pelo acúmulo de objetos pequenos no ambiente. Afinal, uma das principais características desse estilo é o minimalismo.

Para isso, uma ótima alternativa é investir em objetos grandes na combinação. Almofadas, luminárias, mesas de centro, relógios de parede, tapetes e quadros grandes são excelentes opções para equilibrar o ambiente e transmitir a sensação minimalista da tendência.