Destaques

Deivid e Matheus Pinta estão entre os melhores bloqueadores da Superliga

A temporada da Superliga Masculina Banco do Brasil 2019/20 ainda não terminou e, até o momento, três atletas do Fiat/Minas estão entre os destaques da competição nacional, segundo as estatísticas da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Os centrais Matheus Pinta e Deivid estão empatados em primeiro lugar como melhores bloqueadores, com 53 acertos cada. Outro que também está bem posicionado entre os destaques é o ponteiro Henrique Honorato, que aparece em segundo lugar na porcentagem de recepção positiva, com 68% de aproveitamento.

Os atletas, agora, aguardam a definição sobre a continuidade da competição para tentarem se consolidar entre os destaques. Devido à pandemia de Covid-19, o Coronavírus, a CBV se reuniu, no dia 19 de março, com os clubes participantes e a Comissão de Atletas para definir sobre a sequência da competição nacional. Após votação, ficou estabelecido que o campeonato segue paralisado e que haverá um novo encontro entre os envolvidos, no dia 20 de abril.

Nas estatísticas de “Melhor Bloqueador“, que computa os bloqueios “vencedores”, Devid e Matheus Pinta dividem o primeiro lugar, com 53 pontos cada. Em seguida, aparece Éder, do Sesi-SP, com 52. Em terceiro estão Barreto, também do Sesi-SP, e Johan, do Vôlei Um Itapetininga, empatados com 49 pontos.

Matheus Pinta conta que um incentivo do técnico Nery Tambeiro o fez dar mais atenção ao fundamento. “Estou muito feliz de estar entre os melhores bloqueadores da Superliga e de dividir essa posição com um companheiro de equipe, o Deivid, que considero um irmão. Essa é a minha segunda Superliga e, no início da temporada, o Nery me perguntou se eu queria ser um dos melhores bloqueadores, respondi que sim e ele começou todo um trabalho comigo. Agradeço a Deus, primeiramente, e ao Nery. Sabia que isso tudo dependeria de mim também e me empenhei para conseguir bons resultados. Estou feliz por mim e muito feliz pelo Deivid, crescemos muito no Clube”, afirmou.

Matheus Pinta

Matheus Pinta tem se dedicado para ser um dos melhores bloqueadores / Foto: Orlando Bento

Para o central Deivid, estar entre os melhores representa o resultado do trabalho coletivo e a evolução do seu trabalho individual. “Fico muito feliz mesmo de saber que os treinos estão tendo efeito, tanto individual quanto coletivamente, já que ao meu lado está o Pinta. Consegui evoluir bastante nesse ano, porque antes sempre fui um jogador de ataque e não tanto de bloqueio. Isso é resultado do trabalho de todos da comissão técnica, que sempre nos ajudam e dão dicas. Espero poder ajudar ainda mais nos bloqueios”, comemorou.

Deivid também falou sobre a amizade com Matheus Pinta. “Eu e o Pinta temos um laço de irmandade muito bacana, ele é como um irmão mais novo para mim. Dividir o primeiro lugar com ele coroa o trabalho coletivo e da comissão, que coloca muita ênfase no bloqueio e defesa. Isso mostra que o trabalho tem dado certo, que esse é o caminho. Eu e ele brincamos que vamos disputar ponto a ponto, mas o mais importante é o Minas sempre”, destacou.

Deivid mostra evolução
Deivid mostra evolução no fundamento de bloqueio / Foto: Orlando Bento


Quando o assunto é recepção, outro minastenista aparece como destaque. Na estatística de “Recepção – % positividade”, Henrique Honorato é o segundo colocado, com 68% de aproveitamento. Em primeiro está Yago Dutra, do Pacaembu/Ribeirão Preto, com 70%.

O jovem ponteiro acredita que trabalhar bem o fundamento pode ser o seu diferencial. “É motivo de muita felicidade pra mim essa conquista, mas, com certeza, não teria esse mérito se não tivesse o coletivo. Nos treinos, eu sempre procuro aprender com todos os ponteiros passadores. A recepção é um fundamento que o ponteiro tem que ter bem. Acredito que o Brasil está carente de jogadores com essa característica e uma maneira que eu vejo para me destacar no meio de tantos ponteiros renomados no Brasil e no mundo é sendo um exímio passador. Sempre tento fazer o meu melhor, em cada ação e em cada treino, acho que esse é o diferencial. O trabalho do Minas voltado pra recepção é bom, o Nery trabalha muito bem isso, e estar bem na competição é mérito de todos da equipe”, finalizou Honorato.

Honorato tem buscado se destacar no passe
Ponteiro Honorato tem buscado se destacar no passe / Foto: Orlando Bento

A Superliga Masculina 2019/20 foi paralisada antes da última rodada da fase classificatória, que seria no fim de semana dos dias 14 e 15 de março. Já classificado para as quartas de final, o Fiat/Minas entraria em quadra para enfrentar o América Vôlei, em Montes Claros (MG).

Patrocinador: Fiat
Patrocinador: 
Newton Paiva
Patrocinador: Axial
Fornecedor de Material Esportivo: Icone

Siga as redes sociais oficiais do Vôlei do Minas:
Facebook: 
/mtcvoleiInstagram: @mtcvolei