Notícias

Descubra como a República Tcheca pode encantar em todos os sentidos

Visão

Na República Tcheca há uma grande variedade de mirantes e locais especiais que dão à nossa visão imagens espetaculares.

Nos destinos urbanos como Praga é comum apreciar o pôr do sol do Castelo de Praga ou da Ponte CarlosPilsen tem vistas encantadoras da pitoresca Praça da República. A impressionante Praça de Přemysl Otakar II é o foco dos olhares em České Budĕjovice. E na elegante cidade de Brno não se pode deixar de  incluir a Villa Tugendhat ou o Ossário  da Igreja de São Tiago.

@Ladislav Renner_Pilsen                                               

 @Ales Motejl_Brno_Villa Tugendhat

No que toca a natureza, a visão é brindada pela Suíça Boêmia, um parque que também oferece visitas virtuais. Os mais aventureiros têm a opção de subir até Snĕžka, o pico mais alto da Tchéquia, com 1.602 metros. Ou realizar um passeio pelas nuvens na montanha Dolní Morava, com vistas incríveis a partir do centro de visitantes.  

@Dolní Morava_SkyWalk

*Curiosidade – o primeiro protótipo de lentes de contato foi desenvolvido pelo químico tcheco Otto Wichterle em 1957.  Em apenas quatro anos conseguiu que fossem produzidas em série e libertassem as pessoas de seus incômodos óculos.

Olfato

O sentido do olfato tem o poder de transportar-nos imediatamente no tempo e no espaço. Imagine o cheiro de lúpulo, e estará sentido o aroma predominante de Žatec. Mais familiar, a relaxante lavanda é odor característico de Olomouc. E se o cheiro é de gengibre, você deve estar perto de Pardubice. Mas se você gosta do cheiro de mato, o perfume de pinho te lembrará o Parque Nacional de Šumava, enquanto as gotinhas frescas das cascatas lembrarão o Parque Nacional de Krkonoše. Ambos os parques também oferecem visitas virtuais.

@Žatec_campos de lúpulo

Tato

O tato nos diz muito, ainda mais num país com mais de 200 castelos e palácios abertos à visitação: a seda e o veludo nos sugerem a nobreza e a elegância; o mármore frio remete à exclusividade e ao luxo; e as formas anguladas do mobiliário testemunham a destreza dos antigos artesãos.

Alguns dos palácios onde se pode encontrar estes elementos são o Castelo e Palácio de Český Krumlov, cujos afrescos da fachada já prenunciam o luxo dos interiores; o Palácio de Lednice, com seu halo romântico; o Palácio de Kynžvart, com sua belíssima biblioteca; os tons pastel do Palácio de Manĕtín; e a fantasia arquitetônica do Castelo de Žleby. Tampouco deixe de admirar os belos interiores dos palácios de ČastoloviceNové Mĕsto nad Metují, e Horšovský Týn.

@Libor Sváček_Český Krumlov                                     

   @Palacio Lednice

* Curiosidade – expressão máxima do tato, a impressão digital é única. E foi no século XIX que o fisiólogo e cientista tcheco Jan Evangelista Purkyně descobriu este fato, trazendo um grande avanço na criminologia e nas ciências forenses.

Paladar                      

Sabores podem invocar lembranças de um destino. Como por exemplo uma barra de chocolate de Litomyšl ou de Brno, onde se fabrica o segundo melhor chocolate do mundo, de acordo com o International Chocolate Award. A Tchéquia vem recuperando sua tradição chocolateira, que teve seu pico antes da Segunda Guerra. Outro sabor inesquecível são os queijinhos de Olomouc, o presunto de Praga ou os frgály da Morávia, unas deliciosas tortinhas de frutas, requeijão e sementes de papoula moída.

No campo dos sabores líquidos, nada melhor que destampar uma cerveja gelada e relembrar de Pilsen. Dá até para fazer uma visita (virtual) à  fábrica de Pilsner Urquell. Se o seu paladar é mais para vinhos, os da Morávia do Sul são estupendos.  

@Tortinhas ‘frgály’

* Curiosidade – o açúcar em cubos foi criado em 1841, pelos habitantes da cidade de Dačice, um povoado no sul da Boêmia. Antes disso, o açúcar era vendido em grandes blocos para serem cortados em casa, o que era um aborrecimento e causava cortes na pele.

Audição

Melodias clássicas ou a última tendência em pop rock? A viagem é sempre mais agradável com uma trilha sonora. Escolha seu ritmo!

Imagine que está na impressionante sala Dvorák do Rudolfinum e sinta a vibração de cada nota dos seis poemas sinfónicos ‘Minha pátria’, do músico e compositor Bedřich Smetana. Porém, se prefere algo mais agitado, pode conhecer Benny Cristo (representante da Tchéquia no Eurovisão 2020), Mñága a ŽdorpSebastianZvíře jménem Podzim e Tomáš Klus, cujos vídeos estão no YouTubee as músicas no Spotify. Sobe o som!

* Curiosidade – sabe qual o som que faz um faisão tcheco? Cientistas dizem que escutar o som dos pássaros é bom para a saúde.   Ah sim!  O faisão tcheco faz um cri-cri curto. Muito relaxante.