Enoteca Brasileira

Diamantina/MG

A terra dos Diamantes, patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, no Vale do Jequitinhonha, terra da seresta e de JK produz vinhos de excelente qualidade.

Diamantina foi uma das primeiras cidades a produzir vinhos no Brasil e em toda a América. Os vinhos já existiam em Diamantina bem antes da chegada dos imigrantes europeus, no final do século 19 na região Sul do país. Legado da colonização e instalação da Corte Real Portuguesa.

Vinicola Quinta da Matriculada, aos pés da
serra de mesmo nome, em Diamantina

A altitude, 1280 metros acima do nível do mar e temperaturas amenas, em média 18ºC, faz com que seja uma das cidades mais frias de Minas Gerais, com um inverno bem rigoroso e seco, clima propício para a produção de uvas.

Quando ainda se chamava Arraial do Tijuco e era a maior produtora de diamantes do mundo, atraiu os nobres portugueses, que vieram em busca da riqueza trazendo também seus costumes, entre eles, o consumo de vinho. A produção era comercializada na cidade e na região do Vale do Jequitinhonha, por tropeiros, sendo que abastecia as adegas de padres e dos fidalgos da época.

Atualmente, mais de 200 anos de história se passaram, e a região conta com um reaqueci – mento dessa produção bela e cheia de histórias. Quinta Da Matriculada, Quinta Dalva, Candeia Torta, Quinta da Vista Alegre, Bambini, Vinhedo Sítio Vale dos Vinhedos, Fazenda da Toca, entre outras, têm produzido vinhos de altíssima qualidade, com destaque para as uvas Syrah, Tempranillo, Sauvingon Blanc, Tanat, Alvarinho, Marsane, Muscat, Chardonnay, Pinot Meunier, Carbenet Sauvingon, Gewurstraminer, Touriga Nacional, Barbera, Petit Verdot, Riesling Itálico, Carbenet Franc, Malbec, Merlot e Pinot Noir. Utilizam com sucesso o sistema de dupla poda e safra de inverno, que proporciona entre os meses de maio e agosto frutos com boa acidez, antocianinas e teores de açúcar equilibrados.

E você, já degustou vinhos de Diamantina? Se não, está na hora de visitar a cidade e conhecer um pouco dessa produção cheia de história e bons rótulos!