Notícias

“É uma vitória histórica a ampliação do trabalho da CODEVASF para outras 93 cidades mineiras”, diz senador Carlos Viana

É uma vitória histórica a ampliação do trabalho da CODEVASF para outras 93 cidades mineiras”, diz senador Carlos Viana, após aprovação do seu relatório que amplia área de atuação da Companhia para o Vale Jequitinhonha, o Vale do Mucuri e o Triângulo Mineiro

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF) também atenderá as regiões do Vale do Jequitinhonha, Vale do Mucuri e Triângulo Mineiro. O Projeto de Lei 4.731/2019 de autoria do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), que teve a relatoria do senador Carlos Viana (PSD-MG) e amplia a atuação da Companhia para mais 93 cidades mineiras, foi aprovado por unanimidade nesta quinta-feira (13).  

Foram acrescentados na área de atuação da CODEVASF, 50 municípios do Jequitinhonha, 23 municípios do Mucuri e 20 cidades do Triângulo Mineiro, que são cortadas pela Bacia do Araguari.

Com a ampliação das regiões, cerca de 330 municípios mineiros serão atendidos pelo grande trabalho realizado pela CODEVASF, que leva desenvolvimento econômico e social, geração de renda e riqueza e expertise na revitalização de bacias hidrográficas e na irrigação.

“Onde a CODEVASF trabalha atualmente, principalmente no Norte de Minas e em parte do Jequitinhonha, os resultados positivos são muito visíveis na ampliação e no desenvolvimento sustentável de diversos setores e na qualidade de vida de toda a população. Ao incluir quase 100 cidades mineiras, elas receberão a experiência e o fomento da Companhia. Algumas das regiões têm o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo e precisam do grande trabalho da CODEVASF. É uma conquista histórica!”, comemora o senador.  

Com a ampliação da área, a CODEVASF atuará, além de Minas Gerais, em Bacias Hidrográficas nos estados do Amapá, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Tocantins, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Sergipe, Piauí e Maranhão.

*Novo Projeto*

Durante a leitura do relatório, o Senador Carlos Viana aproveitou para dizer que está apresentando um projeto para incluir na área de atuação da CODEVASF todas as demais regiões de Minas Gerais e também bacias hidrográficas nos estados de Roraima e Amazonas.

“Já estou apresentando um projeto para que todos os municípios mineiros possam fazer parte da área de atuação da CODEVASF. Já há um entendimento com o presidente do Senado para que o projeto seja votado de forma rápida”, finaliza o senador Carlos Viana.