Notícias

Em jogo equilibrado, Fiat/Minas conta com força de jovens atletas e vence o Vôlei Um

O Fiat/Minas iniciou com vitória o ano e o returno da Superliga Banco do Brasil 2020/21. Na noite deste sábado (9/1), em jogo muito disputado, o time minastenista contou com a força de jovens atletas formados no Clube para vencer o Vôlei Um Itapetininga, fora de casa, por 3 sets a 2 (27/29, 25/21, 24/26, 26/24 e 15/11). Os garotos Paulo, Lucas e Varela entraram no decorrer do jogo, foram decisivos no quarto set e contribuíram para a conquista do resultado positivo. O jogo, que teve o cubano Escobar eleito o melhor em quadra, foi válido pela segunda rodada do segundo turno do campeonato nacional.

Com a vitória, a equipe chegou aos 25 pontos em 12 jogos e permanece em quarto lugar, com um jogo a menos que o terceiro colocado, o Vôlei Renata, que possui 31 pontos. O Vôlei Um Itapetininga soma 16 pontos, também em 12 jogos, e está em sexto lugar.

Agora, o time minastenista volta a sua atenção para a disputa da Copa Brasil. Na próxima quarta-feira (13/1), a equipe recebe o Azulim/Gabarito/Uberlândia, na Arena MTC, às 19h. O confronto foi definido após a classificação do primeiro turno da Superliga e, por ter sido o quarto colocado, o Fiat/Minas tem a vantagem de jogar em casa. O Uberlândia foi o quinto. O time que vencer avança para a semifinal da competição.

O jogo

A partida começou com o time da casa abrindo vantagem em boa passagem de Renan pelo saque (5 a 2), e o técnico Nery Tambeiro parou o jogo. Na sequência, as equipes trocaram pontos e, já na metade da parcial, foi a vez do ponteiro minastenista Jonatas ter boa sequência no saque. Com três aces, o Fiat/Minas passou à frente no placar (16 a 14). Na reta final, com pontos seguidos de bloqueio, o Itapetininga conseguiu empatar a partida. O jogo seguiu com total equilíbrio e foi definido na vantagem mínima, com a equipe paulista fazendo 29 a 27.

O segundo set foi equilibrado no início, com as equipes disputando ponto a ponto. Com pontos de bloqueio, o Fiat/Minas abriu 16 a 13, e o jogo seguiu disputado. Nos instantes finais, a equipe visitante teve tranquilidade para concluir bem as suas jogadas e permaneceu na liderança do placar até o fim. No ataque do oposto cubano Escobar, um dos destaques na parcial, o time minastenista fez 25 a 21 e empatou a partida.

Os times voltaram para o terceiro set com bom ritmo de jogo e, ao longo da parcial, se alternaram na liderança do placar. O time da casa largou na frente, mas o Fiat/Minas virou o marcador na metade da parcial e seguiu até a reta final. Com melhor aproveitamento no bloqueio e no ataque, o Vôlei Um Itapetininga reagiu e retomou novamente a liderança. Mais um set muito equilibrado, com vitória da equipe mandante por 26 a 24.

Mantendo a escrita do jogo, o quarto também foi bem equilibrado e decidido mais uma vez na vantagem mínima. O Fiat/Minas saiu na frente, mas o Vôlei Um buscou, virou o placar e abriu vantagem. O time minastenista contou a força de jovens talentos das categorias de base para voltar para a partida. O ponteiro Paulo foi bem no saque, com três aces, e o time minastenista encostou no marcador. Já o oposto Lucas atuou muito bem no ataque, com pontos importantes e decisivos. No instante final, com pontos de Honorato, o Fiat/Minas fechou a parcial em 26 a 24 e levou o jogo para o quinto set.

No tie-break, o técnico Nery Tambeiro manteve a equipe com jovens jogadores em quadra sob o comando do levantador William. A equipe impôs bom ritmo e iniciou o set decisivo na liderança do placar. Consistente, o time minastenista soube administrar a vantagem e controlou as ações do jogo. Com o erro de saque de Carísio, o Fiat/Minas fez 15 a 11 e ficou com a vitória.

Ficha técnica

Vôlei Um Itapetininga: Carísio, Renan Buiatti, Guiga, Adriano, Johan, Thales e Rogerinho (líbero). Entraram: Raphael, Gui, Winck, Felipe e Victor. Técnico: Pedro Uehara.

Fiat/Minas: William, Escobar, Honorato, Jonatas, Gustavão, Matheus Pinta e Maique (líbero). Entraram: Gustavo Orlando, Paulo, Lucas e Juninho. Técnico: Nery Tambeiro.

Árbitros: Rafael de Souza (SP) e Marcos Vinicius de Oliveira (SP).

Superliga Banco do Brasil 2020/21 – Segundo turno

9/1 – Vôlei Um Itapetininga (2 x 3) Fiat/Minas – Itapetininga (SP) – (29/27, 21/25, 26/24, 24/26 e 11/15)
16/1 – 21h30 – Sada Cruzeiro x Fiat/Minas – Contagem (MG) – Sportv
28/1 – 19h – Fiat/Minas x EMS Taubaté Funvic – Arena MTC – Sportv
30/1 – 21h30 – Fiat/Minas x Vôlei Renata – Arena MTC – Sportv
6/2 – 19h – Sesi-SP x Fiat/Minas – São Paulo (SP) – Sportv
10/2 – 19h – Vedacit Vôlei Guarulhos x Fiat/Minas – Guarulhos (SP) – Sportv
20/2 – 16h30 – Fiat/Minas x Caramuru Vôlei – Arena MTC – Sportv
25/2 – 16h30 – Apan/Eleva/Blumenau x Fiat/Minas – Blumenau (SC) – Sportv
28/2 – 21h30 – Azulim/Gabarito/Uberlândia x Fiat/Minas – Uberlândia (MG) – Sportv
2/3 – 19h – Fiat/Minas x Pacaembu Ribeirão – Arena MTC – Canal Vôlei Brasil
6/3 – 21h30 – Fiat/Minas x Montes Claros América Vôlei – Arena MTC – Canal Vôlei Brasil

O Campeonato Brasileiro Interclubes de Vôlei – Superliga Banco do Brasil Masculina faz parte do rol de Campeonatos Brasileiros Interclubes em que parte dos atletas dos Clubes integrados ao Comitê Brasileiro de Clubes – CBC tem as despesas de hospedagem e transporte aéreo custeadas com recursos públicos geridos por esta fonte.