Notícias

Empreendedora mineira conquista prêmio de Alterações Climáticas da ONU

A entrega do prêmio vai ser em formato virtual, nesta sexta-feira (11/12), às 10h, pelo site https://www.facebook.com/UNclimatechange/

Bárbara Batista

A bióloga Cristiane Azevedo (foto) recebe, nesta sexta-feira (11/12), às 10h, o Prêmio Ação Global pelas Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas (ONU), na categoria Women for Results. Fundadora e Presidente da empresa Arroxim – Negócios Sustentáveis e Diretora de Operações (COO) do Instituto Bioplanet Energia para o Mundo, a empreendedora mineira está radiante, já que o prêmio pode servir como estímulo e também um alerta.

O projeto realizado por Cristiane transforma o óleo de cozinha utilizado em grande parte dos lares brasileiros em biodiesel, evitando assim o descarte incorreto do produto e criando uma forma sustentável que reduz o impacto ambiental do óleo na natureza.

Arroxim e Instituto Bioplanet – Campanha Comunidade Solidária

O conceito da Arroxim e o Instituto Bioplanet é simples: utiliza-se algo que não tem mais serventia e transforma-o novamente em matéria prima.

Dessa forma, é recolhido o óleo de cozinha da comunidade para transformá-lo em biodiesel. O projeto é baseado em quatro pilares que se completam, Comunidade + Sustentabilidade + Reciclagem + Solidariedade.

Para entender a importância dessa ação é preciso ressaltar que de acordo com dados da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), um litro de óleo de cozinha usado é capaz de contaminar 20 mil litros de água. Imagine então, de 2017 até o momento, a Arroxim recolheu mais de 68 mil litros de óleo, portanto mais de um Bilhão e trezentos milhões litros de água deixaram de ser contaminadas graças a esse trabalho.

Para tornar isso possível e ainda promover uma ação coletiva, foi desenvolvida a Campanha Comunidade Solidária. Esse projeto atua de forma simultânea e em dois momentos, o primeiro é mobilizar turmas de escolas públicas para “competirem” entre si, buscando o óleo na comunidade. Recebe premiação aquela turma que conseguir a maior quantidade de litros de óleo de cozinha usado.

Para completar esse propósito, Cristiane Azevedo criou também a gincana Todos por 1. Nesse segundo momento de continuidade da Campanha Comunidade Solidária, a gincana premia escolas da rede pública de ensino quando a meta acordada de litros de óleo de cozinha usado é alcançada. Em geral, a recompensa é algum tipo de revitalização da escola, seja pintura, material esportivo, livros ou mesmo brinquedos. Para que haja essa premiação, a Arroxim intermedia o contato entre escola e iniciativa privada.

As empresas da iniciativa privada participam da gincana oferecendo a recompensa e incentivam a sustentabilidade e a responsabilidade social. Confira os números da Arroxim e do Instituto Bioplanet:

Mais de 68 mil litros de óleo foram recolhidos e impedidos de serem despejados na água

6 cidades mineiras atendidas

35 escolas públicas estaduais e municipais participam da gincana Todos por 1

Mais de 28 mil famílias sensibilizadas

Para o próximo ano, Cristiane projeta dobrar os números de volume coletados.

Quem é Cristiane Azevedo

Graduada em Ciências Biológicas pela PUC Minas, pós-graduada em Gestão Ambiental pelo Senac Minas, com especialização em Estudos Avançados em Diplomacia Ambiental pela Universidade de Genebra (Suíça) em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e especialização em Energia para o Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Lund (Suécia). Cristiane Azevedo frequentou cursos de logística inversa, gestão de resíduos sólidos urbanos e tem um trabalho centrado na agenda do conhecimento.

Cristiane recebe o certificado junto a suas colegas de trabalho

Saiba mais sobre o Prêmio Ação Global pelas Mudanças Climáticas da Organização das Nações Unidas

Os Prêmios da Ação Climática Global da ONU são liderados pela iniciativa Momentum for Change na ONU Climate Change. Os projetos são reconhecidos como soluções inovadoras que não só abordam as alterações climáticas, mas também ajudam a impulsionar o progresso em muitos outros objetivos de desenvolvimento sustentável, por exemplo, inovação, igualdade de gênero e oportunidade econômica. As atividades vencedoras de 2020 foram selecionadas por um Painel Consultivo internacional como parte da iniciativa Momentum for Change das Nações Unidas para a Mudança Climática. Confira os detalhes em https://unfccc.int/news/winners-of-the-2020-un-global-climate-action-awards-announced .

Women for Results (Mulheres para Resultados): reconhecer a liderança crítica e a participação das mulheres no combate às alterações climáticas. Esta área de enfoque é implementada em colaboração com doadores que apoiam a implementação do Plano de Ação da UNFCCC sobre Gênero.

Momentum for Change

Momentum for Change é uma iniciativa liderada pelo Secretariado das Nações Unidas para as Alterações Climáticas para iluminar a enorme onda de atividades em curso em todo o mundo que estão a mover o mundo em direção a um futuro altamente resiliente e com baixo teor de carbono. O Momentum for Change reconhece soluções inovadoras e transformadoras que abordam tanto as alterações climáticas como os desafios econômicos, sociais e ambientais mais amplos.

SERVIÇO

Entrega do prêmio: 11/12, 10h

Link doa premiação: https://www.facebook.com/UNclimatechange/