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Empresa lança aplicativo gratuito para ajudar no controle e na produção de pratos em bares e restaurantes

O CUCA, aplicativo da ACOM Sistemas, ajudará empreendimentos do food service no desafio de otimizar gastos e projetar o CMV ideal do cardápio.

Nada melhor do que ir a um restaurante e sempre ter a mesma experiência de sabor e qualidade de um prato. É grande a decepção quando vamos a um local ou mesmo pedimos um delivery e o prato que tanto esperamos não se parece em nada com o que estamos acostumados a degustar.

Um dos segredos por trás da padronização de um prato é a ficha técnica. Um documento que descreve em detalhes todas as informações necessárias para a construção de um prato consistente e de qualidade. Informações como os tipos de ingredientes, a quantidade necessária e o rendimento são peças-chave para o sucesso da cozinha de um restaurante, não importa o seu tamanho. Essa organização permite desenvolver receitas que, independentemente do cozinheiro responsável, terão sempre o mesmo resultado: a satisfação do cliente ao receber o esperado prato. Porém, o que à primeira vista pode parecer um simples “livro de receitas”, é bem mais complexo do que isso e pode se tornar um problema se não for organizado e gerenciado da forma correta.

Foi com foco nessa questão que a ACOM Sistemas, empresa de tecnologia que desenvolve soluções em ERP para negócios da cadeia do food service, decidiu criar um aplicativo web gratuito para ajudar restaurantes, bares e outras empresas do segmento a melhorar os resultados e a performance de seus cardápios.

Chamado de CUCA, em referência ao famoso termo mestre-cuca, o aplicativo tem o objetivo de substituir planilhas e anotações dispersas e concentrar em uma única plataforma todas as informações que envolvem a produção de pratos e bebidas de um restaurante. Assim, para cada item do cardápio, uma ficha técnica é criada.

Tecnologia impacta diretamente na eficiência

A pergunta que pode surgir é: tudo bem, mas qual a diferença entre a plataforma e uma planilha bem organizada? A resposta é: aprimoramento da operação da cozinha com o apoio da tecnologia.

A ACOM Sistemas possui grande expertise em sistemas de gestão com foco no food service, como é o caso do ERP EVEREST 3.0. O CUCA representa a vontade da empresa de contribuir com os empreendimentos, dando-lhes as ferramentas mínimas para criar uma operação inteligente e produtiva. Uma cozinha eficiente e de alto valor agregado é o principal ativo de um negócio que busca o sucesso neste mercado tão competitivo.

Mas o CUCA vai além da construção de pratos para criar uma experiência consistente para os clientes. Ele contribui também para a organização da operação. A plataforma reúne informações importantes para a manutenção do negócio e, nela, o gestor pode criar categorias para trazer mais organização ao cardápio, listar todos os insumos do estoque que entrarão nos cálculos de produção, catalogar as receitas, calcular os porcionamentos, registrar o tempo de preparo, levantar os custos envolvidos e, também, estimar o preço de venda para cada item.

Com gráficos e indicadores simples e intuitivos a plataforma entrega informações que o gestor pode utilizar para administrar sua cozinha com mais eficiência e segurança. Um desses indicadores é o CMV ou Custo da Mercadoria Vendida que, no CUCA, pode ser projetado (CMV Teórico) a partir das informações inseridas na plataforma. Caberá ao gestor conduzir sua operação buscando atingir os percentuais propostos.

Outro indicador é a Curva ABC do Produto que traz uma ideia, dentro da ferramenta, de como cada item do cardápio contribui com a possível rentabilidade do negócio. É uma visão que pode trazer insights ao gestor auxiliando em novas oportunidades de ganhos.

Carlos Drechmer, CEO da ACOM Sistemas.

“Uma das motivações para a criação do CUCA foi observar, especialmente durante a pandemia, que a boa gestão foi fator preponderante para salvar comércios de food service da falência. Certamente esse nicho foi um dos mais afetados durante a Covid-19 e as empresas que foram ágeis e buscaram sistemas eficientes de gestão apresentaram maior chances de sobrevivência e crescimento”, afirma Carlos Drechmer, CEO da empresa.

Fotos: Divulgação ACOM