Notícias

Famílias de Origens Judaicas de Catalão têm direito legal à cidadania portuguesa via judeus sefarditas

Famílias de origens judaicas de Catalão, do Estado de Goiás e de vários outros lugares do Brasil têm atualmente direito legal à cidadania portuguesa via judeus sefarditas. Como começou essa história de concessão de cidadania portuguesa para os catalanos, goianos e demais brasileiros descendentes de judeus sefarditas de Portugal? No ano de 1497 Portugal tinha cerca de um milhão de habitantes, dos quais 200.000 (20%) eram judeus sefarditas. Nesse mesmo ano, os judeus que moravam em Portugal foram obrigados a se converterem ao Cristianismo e tiveram que abandonar os seus nomes e sobrenomes judaicos e passaram a usar então nomes e sobrenomes portugueses. Esses judeus convertidos forçadamente ao Cristianismo ficaram conhecidos como cristãos-novos. A Inquisição durou em Portugal e nas suas colônias (entre elas, o Brasil) de 1536 a 1821. De cada três portugueses que vieram para o Brasil, um era judeu sefardita, de acordo com a Professora-Doutora Historiadora Anita Waingort Novinsky.

Como forma de reparação à perseguição que foi movida aos judeus sefarditas portugueses, em 2015 Portugal passou a conceder a cidadania portuguesa via judeus sefarditas para todos os descendentes dessas famílias judaicas que foram perseguidas naquela época. A lei que concede a cidadania portuguesa aos brasileiros descendentes de judeus sefarditas é a Lei Portuguesa nº 1/2013 e do Decreto-Lei 30-A/2015.

Aqui em Goiás e também em Catalão, temos várias famílias de origem judaica sefardita como os Pereira Lago, Terra, Ferreira de Assunção, Sampaio, Campos, Bueno, Bueno de Moraes, Borges Pacheco, Martins Borges, Borges de Araújo, Bernardo Borges, Bernardes Borges, Vitorino Silva, Vitorino Borges,  Vaz dos Reis, Netto de Campos, Jayme, Batista Leite, e inúmeras outras famílias, cuja descendência pode requerer a cidadania portuguesa via judeus sefarditas, tendo assim a oportunidade de morar, trabalhar e estudar em Portugal e também em todos os demais países que fazem parte da União Européia.

Para mais informações no Whatsapp is.gd/XThoB4

Por: Daniel Ferreira da Silva k
Historiador pela UFG
Genealogista Certificado
Membro da ABRADJIN ( Associação Brasileira Dos Descendentes de Judeus da Inquisição )
Sócio da Associação Amigos da Torre do Tombo de Lisboa-Portugal
Genealogista-Colaborador no Blog Historiografia para Catalão
Fundador da Moreira Borges Consultoria Genealógica

Fonte: https://www.zapcatalao.com.br/familias-de-origens-judaicas-de-catalao-do-estado-de-goias-e-de-varios-outros-lugares-do-brasil-tem-direito-legal-a-cidadania-portuguesa-via-judeus-sefarditas/