Notícias

Federação de C&VB do Estado de Minas Gerais oferece bolsas de estudos

A iniciativa fomentará o setor de turismo no estado

A Federação de Convention & Visitor Bureau do Estado de Minas Gerais (FC&VB-MG) acaba de disponibilizar milhares de bolsas de estudos integrais aos munícipes das cidades com escritórios dos C&VB do estado.

Fruto de uma parceria com o Brasil Convention % Visitors Bureau, através do Portal Trilhas do Sucesso, especializado em cursos livres e profissionalizantes online, a entidade mineira está ofertando milhares de bolsas de 30 cursos de 6 diferentes áreas do conhecimento para todos os trabalhadores ou potenciais trabalhadores ligados ao turismo. 

O C&VB é uma entidade não governamental de promoção do turismo local, nacional e internacional, com representatividade nas três esferas: nacional, estadual e municipal, com escritórios distribuídos por todo país. Basicamente o trabalho é ampliar as estratégias para os destinos turísticos brasileiros.

Essas estruturas são mantidas pela própria cadeia produtiva turística local como bares, restaurantes, organizadores de eventos, centro de convenções, agências e operadoras de viagens, transportadoras, locadoras de veículos, hotéis e pousadas, totalmente interessadas no fortalecimento da cadeia turística.

Segundo o governo estadual de Minas Gerais o turismo é uma atividade de grande impacto econômico para o Estado. Minas Gerais recebe cerca de 10% do fluxo de turismo doméstico, 6% do turismo internacional, é o 2º estado do Brasil com maior número de municípios com potencial turístico, além de possuir 4 municípios indutores (referência), estando atrás apenas do Estado de São Paulo (segundo EMBRATUR).

Somente no ano de 2019 o setor turístico mineiro movimentou R$ 20,5 bilhões na economia segundo estudo do Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG). Esse valor representa 3% do PIB estadual.

Porém, após o início da pandemia, o faturamento mensal da cadeia turística mineira registrou uma queda de 30,09% apenas no mês de março. É o que revela o Índice Cielo de Vendas do Turismo da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (ICV-Tur-CNC).

Para que a retomada do crescimento do setor seja sustentável em Minas Gerais e em todo Brasil, os C&VB apostaram na parceria com o portal de capacitação profissional Trilhas de Sucesso. O setor deverá estar preparado para entender e atender as novas necessidades dos turistas.

O presidente da FC&VB-MG – Roberto Fagundes relata que “para isso a parceria está investindo pesado em divulgação para que o máximo de pessoas possa aproveitar esse momento delicado de isolamento social para se preparar para o que virá”.

E o que virá é uma demanda reprimida de pacotes cancelados, viagens, eventos que deverão acontecer dentro de alguns meses. A competitividade do setor pode ficar mais acirrada e estar qualificado fará a diferença na hora da contratação.

Os interessados deverão escolher um dos cursos disponíveis. É preciso ter mais de 16 anos e estar concluindo ou ter concluído o ensino médio. Ao final das atividades será emitido certificado de conclusão dos estudos.

Como se inscrever em um dos cursos?

Os interessados em aderir a uma bolsa de estudos devem se cadastrar pelo endereço https://trilhasdosucesso.com.br/minas-gerais/