Notícias

Feriado de Tiradentes registra alta movimentação turística em Minas Gerais

OURO PRETO / MINAS GERAIS / BRASIL (27.02.2018) Interior da igreja Nossa Senhora do Pilar, em Ouro Preto. Foto: Pedro Vilela / Agencia i7

Hotéis no estado tiveram média de ocupação de 92,3% entre 21 a 24 de abril 

Com o feriado de Tiradentes, Minas Gerais apresentou sólida recuperação turística. O resultado positivo, reflexo das ações do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) garantiram alta movimentação nos hotéis durante o período de 20 a 24 de abril. Dados da Associação Mineira de Hotéis de Lazer, indicam que a taxa de ocupação em Minas teve média de 92,3%. 

Alguns municípios apresentaram resultados semelhantes, como aponta levantamento realizado pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG). Em Tiradentes, o resultado foi de 93,5%; em São Lourenço, aproximadamente 80%, e Ouro Preto registrou cerca de 90% de ocupação em seus meios de hospedagem. No período do feriado de Tiradentes, a expectativa era de mais de 278 mil pessoas no estado.  

Para o secretário de estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira, o resultado da movimentação turística em Minas no feriado de Tiradentes ressalta a grande relevância que Minas Gerais tem alcançado no cenário nacional. Segundo o titular da Secult, o estado tem se tornado tendência no turismo brasileiro, e o Destino Minas Gerais se consolida como uma rota cada vez mais buscada pelos turistas.  

“Nosso estado concentra uma diversidade enorme de atrações turísticas e culturais, e é justamente essa transversalidade entre esses dois setores, a cultura e o turismo, que nos coloca numa posição de destaque. A nossa mineiridade, a já reconhecida hospitalidade do povo mineiro e tantos outros aspectos característicos de Minas Gerais têm reforçado nossa imagem no país inteiro como um excelente destino turístico”, destaca Oliveira.  

Durante o feriado da Semana Santa, os números consolidados pelo Observatório do Turismo de Minas Gerais (OTMG) também indicaram uma recuperação plena do setor, com relevantes índices de movimentação. Na capital Belo Horizonte, por exemplo, a taxa de ocupação hoteleira foi de 47,61%, entre os dias 10 a 16 de abril. Nesse período, o segmento registrou faturamento total de R$ 5,5 milhões. 

No ambiente virtual  

O Destino Minas Gerais também segue despertando o interesse de internautas de todo o país. No Portal www.minasgerais.com.br, que é um veículo da Secult para a divulgação das atividades turísticas e culturais no estado, foi registrado grande volume de visitações durante o período do feriado de Tiradentes. O tráfego entre os dias 18 e 23 de abril foi de 10.182 acessos. E a média diária de visitas em páginas do site foi de 1.697 cliques. 

Em relação à semana anterior ao feriado, houve um aumento de 91% de interações no ambiente virtual. Entre os atrativos mais acessados no feriado de Tiradentes, estão a Gruta Do Maquiné, as cachoeiras do Urubu e do Índio, a Gruta Do Bau, as cachoeiras do Paiolinho e do Dimas, a Estância Hidromineral do Barreiro, a Cachoeira Do Gavião, a Cachoeira Do Tombador e o Pico de São Domingos.