Notícias

Férias de Inverno: cinco atrações para aproveitar Monte Verde, no Sul de Minas, com os filhos

Atividades colocam crianças e adolescentes em movimento e em contato com a natureza; distrito segue protocolos sanitários

Principal ponto turístico de Minas Gerais no inverno, o distrito de Monte Verde, em Camanducaia, é uma excelente opção para quem deseja aproveitar o mês das férias escolares com diversas opções de lazer e atividades em locais abertos e contato com a natureza. Desde quando voltou a receber visitantes, a vila adotou o turismo consciente, com regras rígidas para garantir a saúde e segurança de todos, mesmo durante a pandemia. Uma boa alternativa é aproveitar Monte Verde durante a semana, quando é possível encontrar valores diferenciados nas hospedagens.
A MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) listou algumas opções de passeios para curtir com a criançada.

Parque Oschin

Com 45 mil metros quadrados, o Parque Oschin está com uma programação especial de Arraiá, com atrações como a Casa do Jeca, que permite o contato com animais dóceis. Nos passeios pelo parque é possível observar pássaros, nascentes, araucárias e xaxins centenários. Além disso, possui um mega playground e animais como lhamas e cisnes. O acesso é limitado, por isso recomenda-se comprar o ingresso com antecedência pelo site do parque . É importante lembrar que o parque não abre para visitação às terças-feiras.

Escola de Falcoaria

Já pensou em interagir diretamente com uma ave de rapina? É isso que a Escola de Falcoaria proporciona aos seus visitantes, enquanto ensina um pouco sobre esta arte milenar, reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Para quem quer curtir a experiência de voar uma ave de rapina é preciso agendamento prévio por meio do site da escola ou por WhatsApp (35) 98851-5333. A Escola de Falcoaria funciona diariamente, exceto às quartas-feiras.

Patinação no Gelo

Parada quase obrigatória em Monte Verde, a pista de patinação no gelo indoor é diversão garantida para toda a família. A pista tem 200 metros quadrados, uma das maiores pistas fixas do país. Para garantir uma patinação segura, o local oferece monitores que dão orientações básicas. Para os pequenos, a Patinação Monte Verde oferece andadores reguláveis, possibilitando uma diversão ainda mais segura. A idade mínima para patinar é de 5 anos. O local funciona diariamente e as reservas podem ser feitas pelo telefone (35) 3438-1440.

Piquenique

Um piquenique em família é uma boa opção para quem busca unir o prazer da culinária mineira com a exuberância da natureza local. É possível alugar cestas completas para fazer o piquenique onde desejar. Quem gosta de pedalar, há a opção de fazer um bike tour de 10km ou 20km e finalizar com uma refeição ao ar livre. Consulte com a MOVE as agências que oferecem o serviço: (35) 3438-1839.

City Tour

Que tal conhecer a história de Monte Verde de uma forma diferente em um passeio por cachaçaria, fábrica de chocolate, lojas de queijos e doces, e ainda fazer uma caminhada em meio a rica natureza do distrito, tudo isso com muitas fotos feitas pelos guias? Há várias agências que oferecem o passeio.

Sobre a MOVE

Entidade associativa, apartidária e sem fins lucrativos, a MOVE (Agência de Desenvolvimento de Monte Verde e Região) foi criada no início de 2020 para promover o desenvolvimento econômico sustentável e ético do distrito de Monte Verde, polo turístico que pertence ao município de Camanducaia (MG). A agência atua com o objetivo de fortalecer e dar voz ao empresariado, a fim de potencializar a vocação turística local sob os seguintes escopos: hotelaria, comércio, receptivos, alimentação, ambiental, social, industrial, esportivo, artístico e cultural. Tem, ainda, como valores a participação da sociedade na tomada das decisões e o cuidado e valorização da paisagem e da cultura local. Atualmente, com 140 associados, a MOVE apoia e oferece auxílio estratégico a empresas, poder público e comunidade para o enfrentamento de desafios comuns; identifica, fomenta e divulga oportunidades de investimentos; promove novos negócios e parcerias; apoia, produz e viabiliza eventos turísticos na região; e promove turismo diversificado e economia de alternativas para negócios sustentáveis.