Notícias

Férias escolares com segurança

Imperatriz_MA, 19 de maio de 2014 Corporativo / VLI Producao de banco de imagens para a VLI, empresa de logistica que integra ferrovias, portos e terminais com ativos proprios e de terceiros. Imagens produzidas na unidade de Imperatriz na ferrovia Norte Sul. Foto: NIDIN SANCHES / Divulgacao

Manter as crianças longe da linha férrea e conscientizá-las desde cedo assegura uma convivência mais harmônica no trânsito

As férias escolares já chegaram e, nesse período em que as crianças têm mais tempo para brincar e curtir o tempo livre, é preciso redobrar a atenção para garantir uma diversão segura. Principalmente em função da pandemia, é comum que a garotada busque locais abertos e arejados para fazerem suas brincadeiras. E para que esse momento de descontração seja tranquilo, a VLI – companhia de soluções logísticas que opera terminais, ferrovias e portos – realiza mais uma campanha de férias seguras.

Segundo a supervisora de Segurança Operacional e Riscos da companhia, Brenda Perdigão, devido à maior movimentação das crianças nesse período, é muito importante que os pais as orientem a não brincarem próximo à linha férrea. “Elas têm pouca experiência e não conseguem perceber os riscos. Durante as brincadeiras em geral, como futebol e vôlei, podem atravessar sem olhar para pegar a bola que escapa e se colocam em perigo. Outras dicas são não pegar carona no trem, não pular entre os vagões, mesmo que o trem esteja parado, e não jogar pedras ou outros objetos na composição, bem como evitar fazer vídeos e selfies próximo à linha do trem”, ressalta.

De acordo com ela, é importante que os pais e responsáveis também sejam exemplos para os pequenos. “É preciso que eles sejam orientados dentro de casa. Eles observam as atitudes dos pais que, ao aguardarem a passagem do trem para atravessar e explicarem os perigos de brincar perto da linha, conscientizam essa nova geração e asseguram uma relação harmoniosa com a ferrovia desde então. Quanto mais atingirmos o público infantil, criaremos uma sociedade mais saudável para o futuro”.

Campanhas intensificadas

A VLI reforça periodicamente suas campanhas para que a interação com a ferrovia seja segura. Neste período de pandemia do Coronavírus, o trabalho virtual foi intensificado. Além disso, a empresa está mapeando alguns municípios para firmar parcerias com o objetivo de treinar professores, que levarão orientações para os alunos em salas de aula.

Brenda Perdigão esclarece que serão divulgados vídeos educativos, momentos para que todos possam tirar dúvidas, além do reforço das dicas nas redes sociais da VLI. “A equipe de Segurança Patrimonial também faz constantes trabalhos em áreas próximas às áreas de atuação da companhia. Há ainda ações feitas em rádios e por meio de carros de som”, pontua.

Outros cuidados

Para os adultos, seguem outras dicas que, seguidas, evitam acidentes e preservam vidas: parar, olhar e escutar antes de cruzar a linha férrea; não estacionar veículos perto do trilho; abaixar os vidros e o som do carro antes de cruzar a linha; se escutar a buzina do trem, ficar atento e esperá-lo passar. Afinal, um trem carregado pode levar até um quilômetro para parar totalmente. Sendo assim, quando ele estiver se aproximando, aguarde sua vez. 

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de apoiar a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para trabalhar pela revista Você S/A, a VLI também foi eleita a mais inovadora empresa de transporte e logística, pelo Prêmio Valor Inovação Brasil 2020, e conquistou o 1º lugar na categoria Transporte e Logística das Melhores, da IstoÉ Dinheiro. A VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.