Notícias

Fitness ou funcional? Conheça os benefícios da alimentação saudável

healhty vegan lunch bowl with ingredients. Avocado, quinoa, sweet potato, tomato, spinach and chickpeas vegetables salad. Top view

Cada tipo de alimentação tem as suas indicações, mas todas as nomenclaturas visam um objetivo em comum: proporcionar uma vida mais saudável

Nos últimos anos, o número de adeptos a um estilo de vida mais saudável tem crescido de maneira gradativa. Um levantamento realizado em 2018 pela IHRSA (International Health, Racquet & Sportsclub Association) mostra que o Brasil é o segundo país com a maior concentração de academias: são mais de 34.500 unidades.

Mas o aumento da prática de atividades físicas não movimenta apenas o mercado das academias; ele também impulsiona outro setor que é tão importante quanto: o da alimentação. Afinal, não é possível obter bons resultados a partir dos exercícios sem  ingerir os alimentos que contribuem com isso. 

O investimento no nicho da alimentação saudável trouxe uma série de novidades e possibilidades gastronômicas, mas as opções são tantas que algumas dúvidas surgiram na cabeça dos consumidores. Não é todo mundo que entende qual é a função e as diferenças entre os tipos de alimentos disponíveis por aí, mas este texto vai te ajudar a entender. 

(fonte: divulgação) 

A alimentação funcional é um exemplo bem particular. Ela é mais voltada para a saúde, pois tem como principal função extrair das refeições as propriedades de que o seu corpo precisa, o que faz com que ela se torne bastante nutritiva. Sendo assim, deve ser adaptada para cada organismo, e os objetivos podem ser os mais variados, como diminuir colesterol, repor alguma perda, potencializar exercícios, entre outros. 

Já a alimentação fitness é aquela que, sem dúvidas, vai ser a primeira a passar pela cabeça dos que querem ser mais saudáveis ou emagrecer. É aqui que entram os alimentos e as preparações com menos açúcar, gorduras e calorias e ricos em antioxidante, proteínas e carboidratos de baixo índice glicêmico. 

Tanto a alimentação fitness, quanto a funcional, contribuem para a saúde do corpo e se tornam ainda melhores quando atreladas à prática de exercícios físicos. Quem considera os alimentos como parte de um objetivo deve planejar as refeições sempre de acordo com o tipo de treino do dia e os resultados que espera obter. 

Um exemplo de queridinho que não pode faltar no cardápio de quem se exercita é o whey protein, pois ele oferece todos os aminoácidos essenciais para a regeneração muscular, e esta é a principal função de uma alimentação voltada para a atividade física. 

Por isso, seja por meio da suplementação ou pela ingestão dos alimentos certos na hora certa, conhecer o seu corpo e entender as necessidades que ele demanda é fundamental para quem busca adotar completamente um estilo de vida mais saudável.