Notícias

Góticos Tchecos

Intrépidos arcos ogivais que lembram as mãos unidas em oração; intrincadas abóbodas cruzadas; altas torres de imponentes catedrais. Este é o gótico, o estilo arquitetônico que prevaleceu por 300 anos e que, até hoje, encanta viajantes e visitantes na República Tcheca.  

Catedral de Santa Bárbara, Kutná Hora

Beleza encantada em pedra

Rosetas na fachada, pórticos ricamente decorados e abóbodas complexas – com nervuras, decoradas, cruzadas ou com claraboia. Tudo isso se pode admirar na Catedral de São Vito, em Praga, na Catedral de São Bartolomeu, em Pilsen ou na Catedral de Santa Bárbara, em Kutná Hora.

Rosácea da Catadral de São Vito, Praga
Interior da Catedral de São Bartolomeu, Pilsen

O estilo gótico trouxe não apenas igrejas impressionantes, mas também uma inundação de casas burguesas e muralhas, como o anel de muros, bastiões e torres ao redor da cidade de Polička. Também é única a ponte de pedra de Písek. Foi construída na segunda metade do século XIII  e é a ponte mais antiga da República Tcheca, quase 100 anos mais velha que a famosa ponte Carlos, em Praga, que também é gótica, mas decorada com uma galeria de estátuas barrocas. E flanqueada por duas torres góticas.

Ainda em Praga, vale à pena ver a Sinagoga Velha-Nova, monumento valioso remanescente do antigo gueto judeu e a sinagoga mais antiga da Europa.

Interior da Sinagoga Velha-Nova, Praga

Antigos e orgulhosos castelos e monastérios

Castelo de Karlstjen, Boêmia Central

A busca pelo gótico tcheco levará o viajante a uma serie de castelos. O rei de todos será o Castelo de Karlštejn, no qual a capela de Santa Cruz abriga retábulos do famoso mestre Teodorico. Para um clima de conto de fadas, a sugestão é o Castelo de Pernštejn ou o Castelo aquático de de Švihov. Ainda sobre castelos, há a ponte gótica do Castelo de Velhartice e todo o castelo de Bězděz.



Também é possível apreciar a arquitetura gótica em vários monastérios antigos: Zlatá Koruna, perto de Český Krumlov, Monastério de Porta Coeli em Předklášteří ou o Monastério de Vyšší Brod.

Monastério de Vyšší Brod

 Descubra mais #FaçaSeuPlano #DestinoTchequia #RepúblicaTcheca #Praga #Amoviajar

www.destinotchequia.com

www.visitczechrepublic.com