Notícias

Governo Federal inaugura obras no Trevo de Xapetuba, em Uberlândia (MG)

Obra que vai facilitar o acesso à BR-365 para quem trafega pela BR-452 tem previsão de conclusão total em janeiro de 2021

O Governo Federal, por meio do Ministério da Infraestrutura (MInfra), inaugurou, nesta sexta-feira (7), a segunda fase da obra no entroncamento da BR-365 com a BR-452, na divisa entre os municípios de Uberlândia e Monte Alegre de Minas, local conhecido como Trevo de Xapetuba. A obra faz parte do contrato de concessão entre o Governo Federal e a Ecovias do Cerrado do trecho de 437 quilômetros das BRs 364 e 365, entre os estados de Minas Gerais e Goiás.

O secretário-Executivo do MInfra, Marcelo Sampaio, que participou da cerimônia de inauguração, ressaltou a importância do empreendimento para a região e para o Estado. “Essa é uma obra muito aguardada pela população do estado e nós fechamos aqui a primeira etapa desse caminho. Ao todo, serão investidos R$ 190 milhões em obras de restauração e duplicação nesta rodovia. Também vamos liberar, nos próximos dias, centros de apoio aos usuários, que oferecerão serviços como guinchos e ambulâncias”, destacou Sampaio. “Já são 1.200 empregos gerados com esta obra, além dos 300 novos postos de trabalho que serão criados com os centros de atendimento”, disse.

A segunda etapa da obra foi concluída em menos de um mês. Nesta fase, a concessionária Ecovias do Cerrado removeu um desvio existente no trecho e realizou a duplicação da pista para melhorar a fluidez do tráfego. Com a conclusão dos trabalhos, será possível iniciar a terceira fase da obra, que consiste na construção do viaduto para interligar o entroncamento.

A previsão é que o todo o Trevo de Xapetuba seja entregue em janeiro de 2021, facilitando o acesso à BR-365 para quem trafega pela BR-452.

OUTRAS OBRAS – O secretário-Executivo também visitou, nesta sexta, as obras do aeroporto de Uberlândia. As melhorias incluem reforma e ampliação do terminal de passageiros, além de adequação do sistema de balizamento. Com os trabalhos da Infraero, o aeroporto vai triplicar sua capacidade de passageiros. Ao todo, foram cerca de R$ 30 milhões investidos nas obras, que devem ser concluídas em julho/2021. As melhorias trarão mais conforto e segurança, atendendo a demanda crescente da região.

Sampaio visitou ainda as obras do viaduto de Trincheira do Taiaman, na BR-050/MG. A construção da Trincheira, localizada próximo ao bairro Taiaman, tem previsão de entrega em março de 2021. Assim que concluídas, as obras, que atualmente estão na etapa de execução de tirantes e de terraplanagem, trarão mais segurança e conforto aos usuários da rodovia e moradores da região.