Notícias

Gramado: a Suíça brasileira

Street and architecture of Gramado city - Gramado, Rio Grande do Sul, Brazil

Um dos principais destinos turísticos do Brasil, a cidade gaúcha possui forte influência alemã e preserva a arquitetura histórica

Gramado: a Suíça brasileira
Street and architecture of Gramado city – Gramado, Rio Grande do Sul, Brazil

Conhecida pela arquitetura histórica, pelo chocolate, pelo clima ao longo do ano – embora o assunto recorrente seja sobre a neve – e pela gastronomia, Gramado é um dos pontos turísticos mais visitados do país. Localizada no Rio Grande do Sul, na Serra Gaúcha, o local já conquistou o coração de muitos turistas e segue aumentando a lista de interessados em passar alguns dias na região.

Com suas particularidades e detalhes únicos, Gramado é, apesar da quantidade de turistas registrados e do passar do tempo, uma cidade pacata e que tem a fama de ser hospitaleira. É comum que os lojistas enfeitem os comércios, para que os ambientes fiquem mais atrativos para os visitantes. Com tamanha procura e personalidade, o local é apelidado como “Suíça brasileira” ou “Europa brasileira”. 

Por lá, parece que os moradores vivem em uma frequência própria da cidade, com regras, normas e costumes sociais adaptados à cultura local. Um exemplo disso é o trânsito perfeitamente coordenado sem a ajuda de semáforos, que não existem no local. Os motoristas respeitam perfeitamente as leis de trânsito e param nas faixas de pedestres. Outra curiosidade é que não é comum que congestionamentos sejam registrados. 

Para chegar ao local, é possível escolher algumas rotas diferentes. Para quem for de avião, é possível pousar em Porto Alegre ou Caxias do Sul e seguir de carro ou ônibus até a cidade.

História

Ainda durante a colonização, três povos diferentes desembarcaram no local: os alemães, os italianos e os portugueses. A mistura faz com que a cultura, as tradições e a gastronomia da cidade sejam ricas e diversificadas.

A cidade também é muito apreciada por profissionais de arquitetura e urbanismo pelas construções históricas que mantém de pé. Um exemplo disso é a Igreja Matriz São Pedro, terminada em 1943 e com uma torre de 65 metros.

Atrações

Gramado oferece uma gama de atividades para serem feitas em seu território – desde passear pela Rua Coberta, que permite a passagem apenas de pedestres e é coberta por um teto de acrílico, até visitar o Lago Negro, um local mais reservado e calmo.

A cidade também possui algumas das atrações culturais mais procuradas do país. Criado em 1973, o Festival do Cinema Brasileiro e Latino de Gramado é considerado um dos eventos mais tradicionais de cinema no Brasil. O evento é realizado todos os anos, em agosto, no Palácio dos Festivais, com direito a tapete vermelho estendido desde a Rua Coberta para os atores e diretores que marcam presença.

Também há o Natal Luz – que dura de outubro a janeiro – e todas as lojas, casas e demais estabelecimentos enfeitam a fachada com as luzes de Natal. Na programação oficial, existem atrações para a família toda, como desfiles, musicais e apresentações de teatro espalhadas pela cidade.