Notícias

Gramado será sede de uma unidade em Oncologia Integrativa

Nossa cidade foi escolhida para receber as instalações físicas da unidade conceito do Instituto Ana Cardoso que terá as principais abordagens: assistência, área de ensino focada na assistência, pesquisa e extensão.

“Uma cidade muito aprazível, localizada na Serra Gaúcha, conhecida por ser ícone em acolhimento, segurança, beleza arquitetônica e que representa o que uma comunidade bem intencionada é capaz de fazer!” comenta a especialista em medicina integrativa Ana Cardoso, uma das sócias fundadoras, enfermeira oncologista e acupunturista. Estes foram os atributos que venceram para a escolha de Gramado para ser sede do que consideram ser a verdadeira saúde: a integral!

A medicina integrativa propõe uma parceria do médico e seu paciente para a manutenção e recuperação da saúde. Inicia em colocar o paciente como ator principal no processo, como seu próprio agente de saúde. O paciente deixa de receber passivamente o tratamento para uma doença e passa a participar ativamente da própria saúde.

Tratamentos complementares no controle do câncer são densamente debatidos com o objetivo de promover o diálogo e a colaboração científica entre os pesquisadores da oncologia integrativa no Brasil.

Crédito:  Márcio Coracini

A oncologia integrativa é um campo de cuidado centrado no paciente, baseado em evidências, e especificamente para esse tratamento, utiliza práticas corporais e mentais, produtos naturais e/ou modificações no estilo de vida a partir de diferentes tradições, juntamente com tratamentos convencionais de câncer. A oncologia integrativa visa otimizar a saúde, a qualidade de vida e os resultados clínicos em toda a trajetória de cuidados com o câncer, com a oportunidade de capacitar as pessoas para prevenir o câncer e se tornarem participantes ativos antes, durante e além do tratamento do câncer.

Sobre os pilares que vão nortear a unidade em Gramado estão: o cuidado da pessoa portadora de condições crônicas; o ensinamento à terapeutas integrativos a cuidar destas pessoas em um ambulatório prático; a pesquisa e divulgação na comunidade científica dos impactos dessa unidade na comunidade local.

Dispostos a ser modelo na área, o casal Alfredo Cardoso, médico oncologista e a acupunturista Ana Carolina Cardoso não estão medindo esforços para as pessoas que passarem a frequentar o espaço tenham a melhor experiência.

Alfredo Cardoso é mineiro, reside com a família em Gramado há alguns meses e viu uma oportunidade de integração com a comunidade com a iniciativa beneficente.

Como tal, uma residência, localizada no bairro Planalto, será transformada na Clínica de Oncologia Integrativa onde os móveis e utensílios que lá estavam já foram doados pelo empresário Alfredo Cardoso para realização de um bazar benemerente. O grupo Mãos Fraternas esteve à frente da iniciativa e incrementou a oferta com doações e peças confeccionadas pelo grupo. O grupo desenvolve, entre outras atividades solidárias, um constante trabalho de auxílio ao Instituto Santíssima Trindade.

O projeto, assinado pelo renomado arquiteto Marcio Coracini, já esboça os desenhos iniciais deste empreendimento visionário no bairro Planalto, um dos mais arborizados de Gramado.