Notícias

Há espaço para brasileiros no exterior: confira a lista de profissionais mais requisitados

Mesmo com cerca de 1,6 milhão de brasileiros espalhados por outros países, as oportunidades seguem diversas

De acordo com dados do Inventário de Migração Internacional, da ONU, o número de pessoas de todas as nacionalidades que estão em países diferentes do original chegou a 272 milhões de pessoas em 2019, representando 3,5% da população global.  

No caso do Brasil, as saídas do país, que antes tinham o foco em períodos curtos de estudo, evoluíram, e agora são feitas, em grande parte, por quem busca trabalhar e morar permanentemente em outra nação. Atualmente, de acordo com o Relatório Internacional de Migração, do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da Secretaria das Nações Unidas (Desa), cerca de 1,6 milhão de brasileiros vivem no exterior.

(fonte: istock) 

Apesar do desafio inicial que a moeda estrangeira, comumente mais cara que o real, traz a quem está no processo de se estabilizar em países desenvolvidos, a possibilidade de atingir um conforto financeiro lá não é distante, já que algumas profissões são muito requisitadas em outros países.

Confira a lista das áreas com maior número de oportunidades para brasileiros, de acordo com dados internacionais.

Mercado financeiro

Em alta no Brasil, os profissionais do mercado financeiro são alvos frequentes de recrutamentos internacionais. Se destacam aqueles que têm formação e especialização na área, além de experiência no mercado de trabalho em cargos como economista, administrador de empresas, profissional do comércio exterior e mercado global, por exemplo.

Relações Internacionais

Esta área é uma das escolhas clássicas de quem visa sair do país – e com razão! Quem trabalha com Relações Internacionais assume o papel de criar um relacionamento amigável entre diferentes nações, podendo fazer parte do desenvolvimento de parcerias econômicas, culturais, políticas, comerciais, etc.

Saúde e estética

A preocupação com o corpo é presente em todo lugar, e há uma grande gama de profissionais que oferecem serviços nestas áreas. Portanto, os salários deste grupo são mais diversos do que os de qualquer outro. Aqui, entram médicos, fisioterapeutas, esteticistas, dentistas, manicures, massagistas, entre outros.

Gastronomia

Cidades de todo o mundo que recebem muitos turistas e imigrantes também são marcadas pela grande quantidade de opções gastronômicas, porque nesses lugares é necessário atender à imensa demanda por experiências culturais, inclusive as realizadas através do paladar. Portanto, a área de trabalho é abrangente para quem tem faculdade de gastronomia ou cursos relacionados à área alimentícia.

Engenharias

Neste caso, as oportunidades variam de acordo com as necessidades de cada país no momento. Por exemplo, um local que está sendo fortemente urbanizado agora, como algumas províncias do Canadá, deve aceitar com mais facilidade engenheiros civis e profissionais da engenharia de segurança do trabalho. Já países com indústrias em ascensão, como a Alemanha, podem precisar mais de engenheiros mecânicos. Essas projeções são a oportunidade perfeita para quem ainda não ingressou no mercado de trabalho e quer decidir a futura ocupação já pensando na imigração.