Edição Impressa

Helênico Contemporâneo de Valéria Delfim

Por Rogério Zola Santiago*

Mesclando o autorretrato com referências gregas pesquisadas IN LOCO, Valéria Delfim extrapola e intensifica o sensual na textura do mármore e do bronze, fazendo recordar, também, Camile Claudel em seu voo além Rodin. Inspirada em si mesma, na feminilidade que brota do próprio ser-mulher gentil e amorosa, a artista plástica faz leituras de amor. Mãos à obra de corpos ora realistas ora surreais, rostos pensativos (Athene Pensive) remetem à proximidade do fim do Império; ou da necessidade de pensar sobre o povo brasileiro um pouco retraído agora, na interioridade das reflexões em tempos de recolhimento.

Valéria Delfim em pose especial para o JORNAL MG TURISMO

Valéria Delfim, aqui em foto de Gilson Carvalho, prossegue criativamente dos 30 cm de altura em peças de mesa e estantes, podendo chegar ao monumental em metros para áreas externas. Seus profetas premiados em mega-mostras marcam hoje presença nos jardins da UNA, no Parque Municipal, e em inúmeras coleções particulares. Na loja “Flores e Muito mais”, Ponteio Lar Shopping, Celina Laterza mantém um acervo permanente da artista cuja última exposição foi no Automóvel Clube, em 2019. No Parque em frente, à entrada, pode ser apreciada uma escultura de corpo inteiro (Profeta Ezequiel), sobre pedestal. Rara beleza, bronze em teatralidade pensativa, trata-se de colaboração singela (vide Alexandre Kalil), de Valéria Delfim à cultura e arte da Capital de Minas Gerais, sob o patrocínio SESI/FIEMG.

Premiada por criações para ar livre, Delfim guarda currículo vasto. Hoje, atuando na Secretaria de Cultura de Contagem, dedica-se, além do trabalho próprio, ao apoio a outros artistas e a atividades voltadas à realização comunitária, com seus parceiros artísticos atuantes Fernando Perdigão e Olister Barbosa. O Prefeito Alexis de Freitas e o Secretário de Cultura Alexandre Valadares contam com valorosa equipe internacional que sonha com uma grande Bienal de Artes Plásticas na cidade.

*Mestre em crítica pela Indiana University (EUA)

Encomende sua peça by Valéria Delfim
Contatos pelo Facebook, ou por meio do JORNAL MG TURISMO (31- 9-9336-1235)