Notícias

História nacional e belezas naturais se encontram em Minas Gerais

Passeios históricos, parques incríveis, paisagens bucólicas, gastronomia singular e simpatia por onde passar. Se você busca tudo isso na sua próxima viagem, Minas Gerais é seu destino! Se nada disso te convenceu, saber que o estado já foi escolhido como melhor destino histórico e de natureza do Brasil e até mesmo teve sua capital agraciada com o título de Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, entre outras 250 do mundo todo, talvez, faça você pensar novamente. A mesma Unesco também intitulou Minas com a maior quantidade de Patrimônios Culturais da Humanidade. São eles a cidade histórica de Ouro Preto, o Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas, o Centro Histórico de Diamantina e o Conjunto Moderno da Pampulha, em Belo Horizonte. Vamos conhecer alguns deles?

Ouro Preto será nosso ponto de partida. A cidade já foi uma das mais importantes e ricas do Brasil durante o chamado Ciclo do Ouro, no século XVIII. Cercada por montanhas e recheada de ladeiras, a cidade é uma viagem no tempo direto ao Brasil colonial. Suas mais de 20 igrejas em estilo barroco são a atração principal da cidade. Entre elas, podemos destacar a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, com seu interior esculpido em ouro, e a Igreja de São Francisco de Assis. Seu centro histórico também abriga diversas obras de arte barroca do famoso escultor Aleijadinho, além de museus, como o da Inconfidência, que guarda documentos históricos deste período. E, a dez minutos da cidade, fica a Mina da Passagem, a maior mina de ouro aberta para visitação do mundo! A 1h40 de Belo Horizonte, é passagem obrigatória.

Um pouquinho mais longe de BH, a 190 km de distância, está Tiradentes. Também repleta de histórias dos tempos coloniais, a cidade de ruas de pedra ainda preserva as igrejas e os casarões, mas com toques de modernidade. Destaque para pousadas, museus e gastronomia ímpar, elogiada por todos que passam por lá. O Instituto Mário Mendonça, por exemplo, tem em seu acervo obras de Degas, Rodin, Tarsila do Amaral, Portinari, Picasso, entre outros grandes nomes. Vale deliciar-se com a comida local visitando o distrito de Bichinho e curtir também o artesanato local.

A 300 km da capital mineira está Diamantina, batizada assim por ter sido uma das principais cidades durante o boom de exploração de diamantes, ocorrido no séc XVIII. Aliás, nesta época, Minas Gerais já era conhecida por ser uma das maiores regiões diamantíferas do mundo. A cidade também possui prédios e igrejas no estilo barroco acentuadamente em madeira, uma característica bem própria. Além disso, é cidade natal de personalidades como Chica da Silva e Juscelino Kubistchek e possui museus que relembram suas vidas. Sua natureza exuberante, cachoeiras e parques fazem com que seja uma das cidades mais visitadas do Brasil!

E, para curtir essa viagem inesquecível com muita segurança e sem preocupações, faça um aluguel de carro em Minas Gerais e desfrute das belezas!

Crédito da foto: Pixabay