Notícias

Histórias infantis e hip hop estão em cartaz na Casa Funarte Liberdade, em BH, no próximo fim de semana

Funarte e UFRJ apresentam Histórias da Arca, com Ana Cristina (sábado) e show de Kdu dos Anjos e Ballet Favelinha Dance (domingo). As atrações do espaço cultural são programadas pelo projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente

Neste final de semana, a Casa Funarte Liberdade, novo espaço cultural em Belo Horizonte (MG), prossegue com sua série de apresentações de música, teatro, dança e circo. No sábado, às 17h, tem Histórias da Arca, contadas por Ana Cristina, um espetáculo lúdico para crianças e adultos, baseado nas canções de Vinícius de Moraes.Já no domingo, às 11h, quem sobe ao palco é o MC Kdu dos Anjos, acompanhado pelo Ballet Favelinha Dance.

Essas e todas as demais atrações da série fazem parte dos projetos do Arte de Toda Gente e são programadas pelo projeto Bossa Criativa. As iniciativas são frutos de parceria entre a Fundação Nacional de Artes – Funarte e a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria da Escola de Música desta instituição. O imóvel onde funciona a Casa Funarte Liberdade foi cedido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais. O programa tem apoio do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial da Cultura – Governo Federal.

Neste fim de semana

No sábado, dia 5 de dezembro, às 17h, é a vez Ana Cristina com o espetáculo Histórias da Arca, baseado nas canções de Vinícius de Moraes. “Como juntar as canções do poetinha Vinícius de Moraes em um enredo que acolha, envolva e divirta crianças e adultos?”, pergunta a contadora de histórias Ana Cristina, explicando que seu desafio é fazer “a mágica de envolver texto, canções e poesia que levam nosso coração a um lugar de muito afeto”. O espetáculo de Ana Cristina promete, com muita cor e musicalidade, proporcionar um tempo de nostalgia para os mais velhos e de encantamento para a meninada.

No domingo, dia 6, às 11h, Kdu dos Anjos será acompanhado pelo Ballet Favelinha Dance e apresentará o repertório de seu álbum Quanto Tempo, Hein, Kdu, gravado e lançado durante a pandemia e que traz músicas sobre o cotidiano das periferias. Com 29 anos, Kdu é empreendedor cultural e artista plural, que busca o novo e a experimentação. Ele atua como MC da cultura hip hop e do funk; é produtor de moda, poeta, compositor, ator e arte-educador; e é o criador do Centro Cultural Lá da Favelinha.

Kdu demonstra entusiasmo com o projeto “Estou bem feliz com essa ocupação na Funarte porque o espaço é muito democrático, além de eu estar com saudades de fazer shows. Lá tem um charme especial, que é a possibilidade de chamar a atenção de transeuntes que passam pela praça… o show está bonito, com o ballet Favelinha Dance. E nessa edição vamos apresentar novidades de 2021!!”, anuncia o artista

A Casa Funarte Liberdade

Situado em frente à Praça da Liberdade, em Belo Horizonte (MG), o Edifício Tancredo Neves foi cedido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais à instituição federal e foi transformado em um novo espaço cultural: a Casa Funarte Liberdade. O prédio faz parte do Circuito Cultural e Turístico Liberdade, considerado um dos maiores conjuntos de espaços culturais do país. Assinado por Sylvio de Podestá e Éolo Maia, o projeto arquitetônico do imóvel é da década de 1980. Situado na Avenida Bias Fortes, o imóvel foi inaugurado em 1990 e se destaca pela concepção ousada e pelo uso de materiais diversos e cores fortes nas fachadas, em estilo pós-modernista.

O Circuito Liberdade – Abrigado em uma área histórica de Belo Horizonte (MG), o Circuito Cultural e Turístico Liberdade integra numerosos e diversificados espaços da região da Praça da Liberdade. Inaugurado em 2010, é importante rota do panorama mineiro de museus, centros de cultura e formação e salas de espetáculos. É um dos maiores corredores culturais do país.

Arte de Toda Gente, os projetos da parceria Funarte-UFRJ

O Bossa Criativa reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas e manifestações da economia criativa. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. As atividades são compostas de shows curtos, performances e vídeos de capacitação, exibidos no site www.bossacriativa.art.br, com participação de artistas de todo o Brasil. A agenda inclui o lançamento de um edital para novas propostas artísticas e culturais; e também um chamamento público, para apresentação de trabalhos de mestrado na área das artes. A iniciativa faz parte do Programa Funarte de Toda Gente.

Lançado em julho deste ano, o Sistema Nacional de Orquestras Sociais (Sinos) é formado por uma rede de dezenas de profissionais de música, que atuam em cursos, oficinas, concertos e festivais, neste segundo semestre e também por todo o ano de 2021. As atividades se iniciaram exclusivamente online e, quando possível, se estenderão a ações presenciais, em todas as regiões do país. A ideia é capacitar regentes, instrumentistas, compositores e educadores musicais, apoiando projetos sociais de música e, ainda, contribuir para o desenvolvimento das orquestras-escola de todo o país.

Já o Um Novo Olhar (UNO) tem como alvo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de performances de artistas e vídeo podcasts (vodcasts) sobre arte e acessibilidade e com uma série de publicações, o projeto tem também o objetivo de ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências.

Serviço:

Apresentações dos projetos Bossa Criativa e Sinos na Casa Funarte Liberdade

Onde: Av. Bias Fortes, 50 – Praça da Liberdade – Belo Horizonte (MG)

Quando: sábados às 17h e domingos 11h.

Acesse programações dos projetos nos sites: www.bossacriativa.art.br, www.umnovoolhar.art.br e www.sinos.art.br

Mais informações sobre o espaço: Funarte MG | funartemg@gmail.com

Mais informações para a imprensa:

Funarte – Assessoria de Comunicação | ascomfunarte@funarte.gov.br

Projetos Funarte-UFRJ | imprensa@musica.ufrj.br

Conheça outros programas da Funarte em www.funarte.gov.br