Notícias

Home décor: 10 itens para personalizar a sua casa

Dicas para deixar a sua casa do jeito que você sempre sonhou.

Muita gente entra em um verdadeiro dilema quando pensa em decoração para a casa. Afinal, o que fica melhor? Qual peça e modelo são mais adequados para tal cômodo? Em que vale mais a pena investir?

A resposta para todas essas perguntas é: depende. Existem diversos fatores que contribuirão para que você escolha este ou aquele objeto e não outros, e parte disso tem a ver com a sua personalidade e gosto pessoal. Não há como dizer que há um único modelo de luminária ideal, por exemplo, pois isso não é verdade.

Quando se fala em decoração, é preciso pensar no que faz mais diferença no ambiente e está mais afinado ao gosto dos moradores. Para facilitar essa tarefa, separamos alguns itens que tornarão o seu cantinho pessoal muito mais personalizado e aconchegante.

Personalizando a sua casa

Luminária pendente

Um item indispensável para quem é amante de decoração e busca sofisticação é a luminária pendente. A escolha vai depender do estilo do seu lar: mais elegante, despojado, romântico ou moderno.

Abajur

Item funcional e que confere um brilho extra à iluminação, o abajur é uma peça funcional e, muitas vezes, necessária, seja no quarto, no escritório ou na sala. Procure pelos modelos que mais combinem com o seu estilo e da sua casa.

Almofadas

Nada como deitar em um sofá repleto de almofadas. O mais legal é que a presença delas pode mudar ou complementar o espaço. Por exemplo: em uma sala de estar mais sóbria, as cores mais fortes podem aparecer nas almofadas. O importante é criar um ambiente aconchegante e bonito à sua maneira.

Cortinas

As cortinas são ideais para quem precisa diminuir o excesso de luminosidade, sem falar que dão um toque mais aconchegante ao ambiente. O que as diferencia é o tamanho e, principalmente, as cores, estampas e texturas.

Espelho

Não há como não ter um espelho em casa. Mas já pensou em instalar modelos diferenciados em diferentes cômodos? A tendência por espelhos redondos, por exemplo, está com tudo e eles podem cobrir uma parede inteira ou, ainda, em tamanhos menores, por exemplo no hall de entrada.

Mesa de centro

Para servir como apoio para petiscos quando receber alguns amigos ou mesmo quando fizer uma sessão de cinema com direito a pipoca e refrigerante, a mesa de centro é um móvel muito útil e, de quebra, deixa o espaço mais organizado.

Plantas

Outro item decorativo que faz toda a diferença são as plantas. Elas dão um caráter mais natural ao ambiente, trazendo mais leveza mesmo a espaços fechados e rústicos. Além disso, se abundantes, melhoram a qualidade do ar.

Prateleiras

Além de super funcionais, as prateleiras são ótimas por ajudarem na organização do lugar. Elas podem substituir armários na cozinha ou no quarto, por exemplo, bem como deixarem à mostra algumas das suas coleções favoritas — livros, CD’s, jogos, etc. — ou mesmo pequenos itens de decoração, como estátuas, miniaturas e porta-retratos.

Puffs

Um item que pode ser facilmente acrescentado a ambientes como salas de estar e quartos é o puff, que pode ser usado como assento, apoio para os pés ou apoio para algum objeto pequeno, como um vasinho de planta ou mesmo uma caneca de chá, enquanto você assiste TV.

Tapete

Por último, mas não menos importante, o tapete também é uma peça que contribui no visual de uma casa. Para quem é alérgico, porém, o ideal é procurar modelos que não sejam tão peludos. Os tapetes podem ser usados na sala de estar ou de jantar, nos quartos, closet e até no banheiro (a depender do tamanho).