Diplomacia e Turismo

Hotel sete estrelas

Por Patrícia Coutinho

Foi-se o tempo em que os hotéis cinco estrelas eram o símbolo de luxo e conforto. Hoje o luxo é levado ao extremo à elite global e os hotéis, cada vez mais extravagantes, ganham seis e até sete estrelas. 7 estrelas?? Sim, 7 estrelas. Ainda que internacionalmente todos sejam cinco estrelas, já que essa é a máxima categoria reconhecida pelas entidades hoteleiras, há espaço para categorias extras de acordo com governos, organizações de viagens, jornalistas e websites.

O título de primeiro hotel 7 estrelas do mundo foi o TownHouse Galleria, localizado dentro do Galleria Vittorio Emanuele II, em Milão e emitido pela SGS Itália (Société Générale de Surveillance). Já o autoproclamado 7 estrelas o Burj Al Arab
representa bem a exuberância da arquitetura de Dubai e a extravagância criada pelos petrodólares sendo considerado, por muitos, o hotel mais luxuoso do mundo.


Há muito tempo o Karkloof Safari Spa, perto de Pietermaritzburg, na África do Sul, é aclamado como um verdadeiro hotel 7 estrelas por especialistas, muito pelos serviços exclusivos oferecidos aos hóspedes. O Emirates Palace Hotel, em Abu Dhab, já venceu como o hotel mais luxuoso do Oriente Médio e é famoso pelo ouro em sua prataria, sobremesas e drinks. O Pangu 7 Star, que leva as 7 estrelas no nome, promete ser o mais luxuoso em Pequim, tendo recebido Bill Gates durante as Olimpíadas no país.

Também temos o Aman Canal Grande, um antigo castelo em frente ao grande canal de Veneza, recheado de obras de arte e apenas 24 habitações e o Laucala Island Resort, um verdadeiro paraíso terrestre localizado nas ilhas Fiji. No Brasil, no coração da Serra Gaúcha, em Gramado, o Saint Andrews é o hotel mais luxuoso e exclusivo, merecedor de mais do que as cinco estrelas oficiais. Com apenas 11 suítes e uma arquitetura inspirada nos castelos escoceses, tem a decoração é recheada de detalhes muito sofisticados, como lustres trazidos da República Tcheca e mármore italiano.