Notícias gerais

Juruaia se reposiciona no cenário nacional da indústria de lingeries e cria marca própria

Ação é resultado da parceria público privada para impulsionar negócios em todas as áreas econômicas da Capital da Lingerie.

Juruaia se reposiciona no cenário nacional da indústria de lingeries e cria marca própria

Conhecida por sua história de empreendedorismo e protagonismo femininos, com 95% de mulheres no comando das empresas locais, Juruaia, cidade localizada no sudoeste mineiro, com  produção de 20 milhões de peças de moda íntima e moda praia por ano, vendidas para todo o Brasil e exportadas para 17 países, entre eles Japão e Arábia Saudita, está se reposicionando na indústria nacional de lingerie, com o lançamento de marca própria e um novo projeto de comunicação.

Juruaia está lançando um logotipo exclusivo que representa a união de fabricantes de lingerie e moda íntima, lojistas e administração pública, para ampliar a divulgação como a Capital da Lingerie e como polo e turístico. A nova logomarca, chega para reforçar os valores do trabalho que é realizado na cidade, será usada em todos os canais de comunicação, entre eles mídias sociais e site da cidade e em todos os seus eventos e feiras de negócio.

Ações para o fortalecimento da marca Juruaia já eram realizadas pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, mas, após algumas reuniões a convite da Associação Toque Brasil envolvendo também a Câmara dos Vereadores, o projeto ganhou força e partiu para a execução com um investimento ainda maior que o inicial. E outras entidades, a Aciju, Juru Up, Câmara da Mulher Empreendedora e Comtur  também  aderiram ao projeto aumentando sua força e proporção.

Estratégia de unir esforços

Para dar maior visibilidade aos produtos da indústria de lingerie e moda íntima, a nova marca integra uma campanha que visa envolver a população, lojistas e entidades de Juruaia, além de consultores, investidores, fornecedores, turistas e imprensa de diversas partes do País.

A Prefeitura e as entidades planejaram uma ação integrada, por entenderem que toda a cidade tem a ganhar com uma divulgação ampla e focada em tudo que se  produz em sua indústria e comércio. Um dos objetivos é posicionar Juruaia como um polo inovador, onde a união de esforços em busca da qualidade é um dos principais diferenciais.

Com o conceito de marca mãe, o novo logotipo  será usado por lojas, eventos, ações promocionais em pontos turísticos da cidade, hotéis, além de ilustrar folhetos, adesivos, brindes, e materiais de divulgação da cidade pelo Brasil e nas redes sociais.

Juruaia já é conhecida como a Capital da Lingerie. Mas agora, o esforço é fazer com que esse conceito chegue de forma inovadora para todos os seus clientes, parceiros da cadeia produtiva e turistas.

O conceito da nova marca

Para desenvolver o projeto da nova marca de Juruaia a agência de publicidade Visualize, de Guaxupé(MG), buscou no conceito de união e amor pela lingerie a inspiração para a criação do ícone, além de empregar as características de beleza e sofisticação que toda marca de lingerie exige.

A agência explica que a base do ícone é uma trama, remetendo a um tecido de renda, matéria-prima das lingeries. Visto que uma simples linha de costura, sozinha, é fina e frágil, mas quando se une formando um tecido ganha força e unidade. Assim, foi feita a relação com o trabalho coletivo de tantas famílias que formam as confecções de Juruaia, que ao se unirem transformaram suas vidas e o mercado da moda íntima.

A renda que adorna o logotipo é composta por pessoas de mãos dadas e que ainda formam corações simétricos, remetendo à qualidade, união e amor à lingerie. O resultado foi uma marca elegante graficamente com suas cores Sépia e Carmim, muito versátil para as mais diversas aplicações, e também uma marca repleta de significados e que representará muito bem a cidade e a lingerie de Juruaia.

Materiais de comunicação

A produção de materiais de divulgação desse processo, com o desenvolvimento de site, artes gráficas, vídeos de apresentação da cidade, entre outras produções ficou a cargo da Cervantes Montenegro, agência com mais de 20 anos de experiência no mercado, com diversos prêmios internacionais.

A agência explica que todo o material criado por sua equipe vem somar a essa união tão forte de empresas, e poder público da cidade de Juruaia, traduzindo e reforçando a valorização das diversas áreas de atuação existentes na cidade, que vão muito além da produção e comercialização de lingeries, envolvendo também o turismo, a agricultura, a gastronomia, a cultura, e os eventos que a cidade oferece aos seus moradores e visitantes.

Ficha técnica logotipo Juruaia:

Agência: Visualize Comunicação – Guaxupé/MG

Diretor de Arte: Robson Luiz de Araújo

Diretor de Criação: Rogério Faria

Atendimento: Laís Tranches Silva / Erik Santana