Notícias

Livro conta trajetória da Pastoral do Turismo de Belém

Por Christina Hayne

Jornalista Abrajet Pará

“Um serviço de evangelização  dentro dos novos caminhos do turismo”, disse Janes Jaques, turismóloga e coordenadora da Pastoral do Turismo(Pastur) em Belém, ao falar  sobre a obra literária de sua autoria, que descreve sobre a importância da trajetória da Pastoral, de 2014 a 2020. O Livro “Semear  a Pastoral do Turismo: Vivências no Pará,  chega ao mercado como um caminho, uma luz para as pessoas; uma ferramenta de estudo e de conhecimento e também como um incentivo  para avançar com  a retomada do turismo aqui no estado do Pará, por meio do segmento religioso.

O lançamento do livro acontece com formato presencial em meio a uma tarde de autógrafos, às 17h30, no próximo dia 26 de novembro, na loja do Lírio Mimoso, ao lado do Santuário da Basílica de Nazaré. Nos dias 21 e 22 de novembro o lançamento presencial acontece  em Aparecida no interior de São Paulo.

Janes Jaques em Aparecida: lançamento do livro

“Semear  a Pastoral do Turismo: Vivências no Pará

O livro “Semear a Pastoral do Turismo: Vivências no Pará” conta a trajetória de formação; mostra a importância da Pastoral do Turismo; fala sobre as regiões de visitação que têm referência ao turismo religioso no estado do Pará e conta sobre experiências ao turismo em bases comunitárias.  

Janes explicou que foi justamente nesse período de isolamento social imposto em meio a pandemia que veio a reflexão e a decisão em produzir uma obra literária, descrevendo as principais ações que a Pastoral do Turismo desenvolvidas desde 2014, na Basílica Santuário. Ela disse que o livro se apresenta em quatro vertentes: profética, formação de agentes, turismo Religioso e turismo de Base Comunitária.

Para a coordenadora da Pastur, o objetivo principal é que a obra literária seja percebida como uma ferramenta de estudo e conhecimento sobre a Pastoral do Turismo no Brasil. “Espero que o livro Semear  venha a contribuir com a implantações de novas pastorais em outros municípios paraenses e em outros estados do Brasil, que ainda não tenham uma Pastoral”, ressaltou Janes.

Para divulgar o trabalho a turismóloga utilizou como estratégia, desde o mês de setembro, por ocasião da comemoração ao Dia Mundial do Turismo, a transmissão de lives no meio digital falando sobre o conteúdo do livro. Optou pelo dia 03 de outubro para fazer um pré lançamento em live no Instagram.

Síntese- O livro conta sobre a importância do turismo religioso e sobre a implantação do turismo de base comunitária em algumas comunidades assistidas pelas pastorais, nas ilhas trabalhadas pela Arquidiocese de Belém. O livro descreve também sobre experiências, encontros, vivências entre trabalhadores das pastorais; serviços de voluntariados com acadêmicos de cursos de turismo de diversas cidades paraenses; conta ainda sobre trajetórias do trabalho em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado do Pará, com a Faculdade Pan Amaônica- Fapan, com a Diretoria da Festa do Círio de Nazaré e a própria Basílica Santuário de Nazaré, que iniciou a Pastoral do Turismo aqui no Pará.

Serviço: Próxima quinta feira, 26, lançamento presencial do livro “Semear  a Pastoral do Turismo: Vivências no Pará”,  na loja Lírio Mimoso. (Faz-se necessário confirmar presença (91 980432692).