Agência de Notícias

Moda e saúde: dicas de como compor looks elegantes sem salto alto

Conheça outros modelos para deixar a composição sofisticada

Rodolfo Milone

Apesar de ser muito associado à elegância, o salto alto nem sempre é a melhor opção. Algumas mulheres têm dificuldade em se adaptar ao uso do sapato de salto por sentirem dores nas pernas e na coluna; outras não o utilizam por opção, prezando pelo conforto e pela praticidade presentes nos sapatos baixos.

Poucos lugares têm como regra  a utilização do sapato de salto alto. Seu uso, mais associado a uma convenção, pode ser facilmente substituído por outro tipo de sapato, sem perder a elegância. Aprenda a variar o guarda-roupa e incluir diferentes calçados no dia a dia.

Escolha a roupa certa

O primeiro passo para ficar elegante é escolher um look apropriado. Sem o salto alto, o resto da produção pode brilhar, com destaque para outras peças e elementos. Uma boa maneira de criar uma composição chique é dando preferência a roupas de alta costura, como peças de alfaiataria, e tecidos nobres, como a seda. Basta um blazer ou um vestido esvoaçante que o resultado final fica muito mais sofisticado.

Sapatilha clássica

Para quem quer manter o conforto e a elegância, a sapatilha é uma da opções mais clássicas e versáteis, estando sempre na moda. Para produções formais, o modelo de bico fino é o mais indicado, ajudando a alongar a silhueta e substituindo bem o sapato de salto. Nesse caso, é possível brincar com as cores e texturas sem medo, assim, os modelos coloridos são uma boa pedida para quem não tem medo de arriscar.

Tendências da moda

Alguns modelos de sapatos femininos menos populares ganharam o título de tendência ao aparecer em desfiles de moda e nos pés de várias fashionistas. Mules e mocassins podem ser ótimas alternativas para quem quer substituir o salto alto, já que esses modelos combinam com peças sociais e podem ser usados em qualquer ocasião.

Botas e coturnos

Para quem prefere apostar em um estilo mais pesado, as botas de cano baixo e os coturnos conseguem deixar a produção superestilosa, sem perder a elegância. Dependendo do estilo da produção, os modelos de calçado desse tipo combinam muito bem. Algumas opções mais modernas contam com recortes na lateral, além da aplicação de texturas em certas áreas – cada detalhe fazendo a diferença para tornar o look mais interessante.