Enoteca Brasileira

“Napa Valley Brasileiro”

Ludmila Rettore Tamietti*

Muitas pessoas ainda se surpreendem quando menciono o Sudeste como região de destaque na produção de vinhos, no Brasil. Surpresa compreensível, se considerarmos que há pouco mais de duas décadas, não se vislumbrava que bons rótulos poderiam ser produzidos de maneira expressiva em São Paulo ou Minas Gerais.

Localizado no norte da Califórnia, próximo a São Francisco, Napa é a região vinícola mais significativa dos EUA, que conta com 16 sub-regiões e mais de 400 vinícolas. Algumas destas conhecidas por produzirem vinhos que superam em qualidade, em algumas safras, muitos dos melhores rótulos europeus. Além disso, a região recebe mais de 4,5 milhões de turistas por ano. Considerando esse parâmetro, tem sido comum atribuir à região Sudeste do Brasil, mais precisamente na extensa região que se estende do Sul de Minas para o Leste e Sudeste de São Paulo e Serra da Mantiqueira, a denominação “Napa Valley brasileiro”, em referência à importante região produtora norte-americana. Nessa paisagem única de mar-de-morros dessa belíssima região brasileira, podemos encontrar, atualmente, vinhedos robustos sendo instalados sobre vales e encostas e que atualmente têm concentrado investimentos e expectativas na produção de bons vinhos.

O enoturismo bem estruturado local também tem se expandido. Na divisa de São Paulo com Minas Gerais, as Vinícolas Guaspari (Espirito Santo do Pinhal, SP) e Casa Geraldo (Andradas, MG) foram das primeiras a lançar vinhos com reconhecimento nacional e internacional, fora dos limites do Sul do país. Boas opções de hospedagem também têm sido edificadas nessa região.

Em tecnologia, destaque à vinícola experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Caldas, no Sul de Minas, responsável pela coordenação e suporte à delicada e bem-sucedida produção vitivinícola da região. Ao todo, 11 rótulos de vinhos produzidos em Minas Gerais e São Paulo foram premiados na competição internacional Decanter World Wine Awards, no final de setembro de 2020. Vinhos produzidos com técnica desenvolvida pela Epamig.

A excelência dos vinhos brasileiros tem sido reconhecida, e as regiões produtoras, felizmente, vêm expandindo fronteiras. Um brinde ao vinho brasileiro! Para excelentes sugestões de Rótulos Brasileiros não deixe de seguir @enotecabrasileira

Famosos vinhos da Vinicola Santa Maria

*Enófila apaixonada por vinhos brasileiros, advogada, descendente de italianos, Gestora do Restaurante “Topo do Mundo” e Enoteca Brasileira