Notícias

Novo cliente: chef Bruna Martins

Chef é o nome por trás de um dos restaurantes

mais queridos da cena gastronômica de Belo Horizonte

Novo cliente: chef Bruna Martins

A trajetória profissional da chef Bruna Martins por si só já dava um ótimo enredo de livro, o resultado dela, seus pratos autorais cheios de afeto, validam ainda mais essa história.

Aos 16 anos, Bruna foi parar na cozinha do Taste Vin, um dos restaurantes mais respeitados de BH. A faculdade de gastronomia foi o caminho natural. Mas como seus pratos, nada é tão obvio na vida da chef. O curso foi trocado no meio do caminho. Durante um tempo ela estudou para ser bacharel em saxofone! Mas sem abandonar por completo a cozinha, seus sanduíches e lanches para lá de especiais ganharam fama no campus da Universidade Federal de MG.  

A vontade de voltar para a culinária falou mais alto e faculdade trancada, foi fazer o curso de cozinheiro do Senac. De lá, direto para a cozinha do restaurante número 01 de BH, o Vecchio Sogno. Passagem rápida, pois aos 23 anos já abriu seu primeiro restaurante.

Em 2013, durante um passeio por Santa Tereza, tradicional bairro boêmio de BH, Bruna viu uma charmosa casinha de esquina para alugar. Nascia então o Birosca, um bistrô que resgata a comida afetiva, sempre com um toque surpreendente. A decoração aconchegante e o piano sempre em uso, fizeram do espaço um dos pontos mais concorridos da cidade, mesmo fora do circuito tradicional da alta gastronomia.

Hoje, Bruna já não comanda diariamente a cozinha do Birosca. Seu tempo é dividido entre estudo e criação de pratos, e treinamento da sua equipe. Sem contar a parte administrativa, diferentemente de muitos do seus pares, não tem sócio, é ela mesma quem toca o negócio!

E é essa linguagem próxima e coloquial que tem atraído cada vez mais pessoas para suas redes sociais. Ali, entre uma mamada e outra do filho recém nascido, ensina de forma prática e real alguns truques e receitas para quem como ela, não tem muito tempo para preparar o jantar do dia a dia. Por lá, também divide alguns segredos que poucos chefs tem coragem de admitir, como adorar um miojo. E claro, ensina molhos maravilhosos para acompanha-lo!

https://www.instagram.com/bruna.martinst

https://www.instagram.com/biroscas2